dothCom Consultoria Digital
Publicado em 19/05/2008 às 14:00
Atualizado em 10/09/2026 às 13:54
O Brasil é hoje um mercado promissor para o setor de microeletrônica e semicondutores. A conjuntura nacional impulsiona o crescimento econômico, estimula a inovação tecnológica nas empresas e já tem as condições necessárias para o País conquistar um novo padrão de competitividade na produção de equipamentos de circuitos integrados, inclusive para o comércio externo.
É este diagnóstico que o governo brasileiro apresenta aos maiores fabricantes do mundo nessa área. Eles chegam hoje ao Brasil para uma agenda de oportunidades de negócios - o " IC Executive Summit" - a ser realizado nesta terça e quarta-feiras ( 20 e 21), em Brasília.
Nos dois dias de encontro - que tem a participação de empresários da indústria nacional - os fabricantes receberão informações sobre o "Panorama das Oportunidades no Cenário Brasileiro de Circuitos Integrados". Este tema será apresentado por três ministros de Estado: Sergio Rezende (Ciência e Tecnologia), Miguel Jorge ( Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Hélio Costa (Das Comunicações).
Os empresários, além de informações sobre as reais condições que a economia nacional oferece, conhecerão também o conjunto de indicadores que estimulam investimentos no Brasil em tecnologias da informação e comunicação. Entre eles estão, a Política Industrial Brasileira em Semicondutores, os incentivos à inovação tecnológica e o Plano de Investimentos para o Setor de Microeletrônica.
Para chegar até aqui o País percorreu uma trajetória de planejamento e de investimentos, traduzidos hoje no Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional (2007-2010). O PAC,T&I prevê investimentos de R$ 41 bilhões a serem destinados à expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, ao aumento da inovação tecnológica nas empresas, ao desenvolvimento de pesquisa para as áreas estratégicas e para ciência com inclusão social.
Para se ter uma idéia, só para pesquisa, desenvolvimento e inovação em TI&C, o governo investirá nos próximos três anos cerca de R$ 370 milhões. Parte desses recursos serão aplicados na ampliação do número de Centros de Projetos (Design Houses). Nessas unidades, pesquisadores estão desenvolvendo Circuitos Integrados (CI) - que são microcomponentes que reúnem múltiplas funções analógicas e digitais e são utilizados na fabricação de equipamentos de informática, telecomunicações, eletrônica de consumo e em diversas aplicações de setores industriais.
Entre as principais metas do PAC, T&I para o setor está a ampliação de sete para 15 o número de Centros de Desenvolvimento de CIs e um aumento expressivo da formação de recursos humanos nessa área. O esforço é para que o País possa contar até 2010, com dois mil especialistas em CI, entre projetistas, mestres e doutores, tornando-se uma referência internacional em mão de obra qualificada nessa área.
Treinamento
Em abril último, o MCT inaugurou o primeiro Centro de Treinamento para Projetistas de Circuito Integrado do País, como parte do projeto de ampliação da participação nacional no mercado internacional de CI. O novo centro foi instalado no Núcleo de Suporte a Ferramentas de Apoio a Projetos de Sistemas Integrados - NSCAD Microeletrônica, que é ligado ao Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Até agosto deste ano, o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) cria o segundo Centro de Treinamento, que será instalado em Campinas (SP).
Outras duas unidades serão inauguradas em 2009. Este ano, serão capacitados, nos centros de Porto Alegre e Campinas cerca de 200 projetistas. Até 2010, de acordo com o PAC de C, T&I, a previsão é que tenham sido treinados 1.500 profissionais.
Todo o treinamento terá como suporte um conjunto de instrumentos, como metodologia, ferramentas e a experiência internacional da empresa norte-americana Cadence Design Systems Inc.
A utilização dessas tecnologias nesses centros e o treinamento de projetistas no ambiente computacional vão propiciar a aprendizagem e a capacitação dos futuros profissionais que estarão aptos a desenvolver projetos de CI nas maiores empresas do setor no mundo.
O IC Executive Summit será aberto pela ministra-chefe da Presidência da República, Dilma Rousseff. Após o encerramento na quarta-feira (21), os empresários serão recebidos pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto.
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Eleições 2026
Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades
Voltar ao topo