X

Tecnologia

Ciberjornalismo: Novo filão de jornalismo na rede

Compartilhe:

A-

A+

Com crescimento em voga do acesso à internet, novas formas de divulgação e apuração de matérias aparecem face à tecnologia que evolui a cada dia. Uma dessas formas é o chamado "Ciberjornalismo" ou "Webjornalismo", que cresce como um filão desenvolvido na rede e transformado em pesquisa e opção direta para o jornalismo.


O estado de Mato Grosso do Sul possui um grupo de estudos e pesquisa de Ciberjornalismo, criado há cerca de dois meses e que funciona na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), mas que é aberto ao público, estudantes e professores de outras instituições. O professor e jornalista Gerson Martins, da UFMS, explica que a designação vem da palavra "Cyberjournalism", e, pronunciada e carregada para o português, se torna Ciberjornalismo.


"Diferentemente dos jornais on-line, o ciberjornalismo é outro conceito de jornalismo. É diferente por que usa não só o "ciberespaço", mas também outros dispositivos móveis, além de ferramentas como a multimídia e a interatividade", explica ele, que faz parte do grupo de pesquisa que atua em Campo Grande. Segundo ele, o ciberjornalismo não se pauta pela rapidez, que ele afirma ser um dogma apontado nos jornais on-line dos moldes atuais.


A qualidade e a opção de se ter espaço abundante, coisa que em televisão e veículos impressos é difícil, afirma ele, além da possibilidade da utilização da tecnologia a favor da notícia, são as principais características, além da óbvia liberdade. Ressalta que a rapidez pode justamente prejudicar ou acabar com a idéia de jornalismo bem apurado, e o novo modelo não se guia por isso.


O universo dos blogs ou weblogs também pode se inserir e se relacionar com o Ciberjornalismo, já que a demanda dessa ferramenta virtual é grande. "Se o blog atender às características, como o uso das ferramentas certas e a disposição do espaço, entre outras, é considerado ciberjornalismo". A alternatividade e flexibilidade do espaço virtual contribuem muito para que isso se torne um filão, já que, ao contrário do jornal on-line tradicional, que necessita de uma redação, o ciberjornal pode ser atualizado até por celular. Alguns espaços do segmento, na internet, apontam que o aparelho telefônico Iphone, da Apple, pode se tornar um dos grandes aliados na hora do envio da matéria, como está postado no blog do grupo de pesquisa da UFMS, cujo endereço é: http://jornalismo.wordpress.com/. "O ciberjornalismo é o novo suporte de mídia, sem dúvida, que cresce em todo mundo", completa.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Jovem de 26 anos é socorrida após sofrer queda de moto em Aquidauana

SANTA TEREZINHA

Jovem de 26 anos é socorrida após sofrer queda de moto em Aquidauana

Acidente ocorreu no início da tarde deste sábado; equipe do Samu foi acionada

Polícia apura circunstâncias da morte de jovem baleado em Miranda

Investigação

Polícia apura circunstâncias da morte de jovem baleado em Miranda

Vítima chegou a ser socorrida e transferida para Campo Grande, mas não resistiu; crime ocorreu na madrugada deste sábado

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo