X

Tecnologia

Projetor de bolso leva filmes do iPod à parede

Compartilhe:

A-

A+

Foi lançado nos Estados Unidos um projetor de bolso com apenas 15 milímetros de espessura e peso de 120 gramas que mais um celular, mas é capaz de reproduzir vídeos como os projetores comuns: trata-se do Optoma Pico Projector.


Ao contrário das grandes máquinas pesadas, caras e barulhentas que existem no mercado, o Optoma Pico Projector é o meio termo entre as exageradas telas de 100 polegadas, utilizadas em apresentações comuns com projetores, e os monitores de 2 polegadas de um iPod, por exemplo, que nem sempre são eficientes para a reprodução de vídeos para grupos.


O micro-projetor é silencioso e simples. Segundo uma análise feita por David Pogue para o New York Times, há uma lâmpada LED (diodo emissor de luz) em uma das laterais e, dentro do aparelho, um microchip DLP (que gera o processamento digital de luz) da Texas Instruments. Esses dois componentes são responsáveis por uma imagem brilhante, límpida e viva, seja de fotos ou vídeos.


Cada recarga da bateria do Pico possui duração de até 90 minutos, quando os vídeos são reproduzidos com brilho mínimo ou vídeo sem som. O carregador incluso no pacote pode ser substituído por um computador comum, basta plugar o projetor numa entrada USB; uma bateria extra acompanha o produto.


O Pico produz nove lumens - escala usada para medir o brilho - comparado aos cerca de dois mil lumens de um projetor de mesa. Apesar de não ser muito, é suficiente para as distâncias e os tamanhos das telas menores.


A distância mínima entre a tela e o projetor é de 20 cm, e a máxima é de 2,6 metros, com a qual se consegue uma imagem com tamanho equivalente ao de uma tela de 65 polegadas. Para melhorar ainda mais a qualidade do vídeo, basta diminuir as luzes do ambiente ou usar uma tela reflexiva apropriada para sistemas de projeção.


Em contrapartida à incrível miniaturização do componente, o projetor não possui ajuste de paralelogramo - regulagem presente em projetores de mesa que permite compensar a imagem sempre que aponta para a tela em um ângulo não reto. A lâmpada possui duração de 20 mil horas, mas não é substituível. Além disso, a resolução do vídeo é de apenas 480 por 320 pixels.


Porém, a deficiência mais alarmante está no som: apesar de ter um alto-falante embutido, ele não consegue reproduzir com um mínimo de inteligibilidade o sinal sonoro do programa. É necessário usar fones de ouvido ou caixas de som plugadas à saída de áudio. Por fim, a reprodução está limitada a filmes e imagens, pois o projetor não exibe aplicativos do iPhone, por exemplo. É possível conectar o Pico a diversos aparelhos graças à variedade de adaptadores que acompanham o projetor, como um cabo de vídeo composto especial que permite encaixar o gadget em DVD Players, videocassetes, videogames, câmeras digitais e filmadoras comuns. Além disso, existem adaptadores para telefones celulares, iPods e iPhones, e a Optoma já planeja produzir cabos para outros smartphones. Para completar o conjunto, um pequeno tripé pode ser adaptado ao gadget.


O projetor de bolso tem previsão de estréia no mercado para o final de novembro e custará US$ 430, valor que corresponde à metade do preço de um projetor de mesa.


Um vídeo que mostra o funcionamento do Optoma Pico Projector pode ser assistido por meio do atalho http://tinyurl.com/5gwaqq.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

UFMS de Aquidauana avalia interesse em novo Mestrado em Educação

PESQUISA COM PROFESSORES

UFMS de Aquidauana avalia interesse em novo Mestrado em Educação

Consulta abrange profissionais de sete municípios de Mato Grosso do Sul; objetivo é identificar a demanda regional por formação stricto sensu

Polícia procura suspeito de estuprar mulher que fazia atividade física

Capital

Polícia procura suspeito de estuprar mulher que fazia atividade física

Vítima foi abordada no bairro Nova Campo Grande e ameaçada com uma faca; caso ocorreu na madrugada desta quinta-feira

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo