X

Tecnologia

Laptop chega a 600 mil crianças nos países em desenvolvimento

Compartilhe:

A-

A+

O laptop customizado da XO Computer para o projeto One Laptop per Child atingiu 600 mil crianças nos países em desenvolvimento, segundo informou o fundador Nicholas Negroponte à "New Scientist" na quinta-feira (18), e deve ter sua segunda versão, denominada XO2, lançada em 2010.


"São laptops de modelo atual, que estão em uso por crianças nas suas escolas e casas, diariamente", disse Negroponte, que também é diretor do MIT Media Lab.


O XO é pequeno, um netbook, construído para ser muito durável e à prova d'água. Roda em Sugar, um sistema operacional baseado no Linux e desenvolvido especialmente para o XO, e com 30 aplicações que incluem tudo do mundo de processamento, e aplicativos para jogos e música.


Tem conexão WiFi, telas de LCD com baixo poder de sensibilidade ao toque. Há também o modo preto e branco, que permite a leitura quando há luz solar direta --o modo foi inserido especialmente para escolas sediadas em lugares abertos.


Os usuários mirins estão espalhados em 31 países, incluindo Peru, Ruanda e Camboja. A Palestina é a próxima nação na qual o XO será implementado. "Nós temos interesse na América Latina. As próximas unidades serão distribuídas mais amplamente no Peru, e também no Uruguai --toda criança uruguaia terá um laptop até a metade de 2009", diz Negroponte.


"O laptop dá vigor para as salas de aula. Há declínio dos problemas de indisciplina, e o engajamento dos pais para a vida escolar dos filhos é muito maior."


Negroponte não informou quanto os governos pagam, mas disse que os preços variam conforme o poder aquisitivo de cada nação, e também da quantidade de donativos que recebe.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

UFMS de Aquidauana avalia interesse em novo Mestrado em Educação

PESQUISA COM PROFESSORES

UFMS de Aquidauana avalia interesse em novo Mestrado em Educação

Consulta abrange profissionais de sete municípios de Mato Grosso do Sul; objetivo é identificar a demanda regional por formação stricto sensu

Polícia procura suspeito de estuprar mulher que fazia atividade física

Capital

Polícia procura suspeito de estuprar mulher que fazia atividade física

Vítima foi abordada no bairro Nova Campo Grande e ameaçada com uma faca; caso ocorreu na madrugada desta quinta-feira

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo