dothCom Consultoria Digital
Publicado em 18/06/2009 às 10:12
Atualizado em 10/09/2026 às 13:54
A empresa de segurança Finjam anunciou ontem a descoberta de uma rede de compra e venda de computadores infectados via web.
O centro de pesquisas da empresa revelou as operações da Golden Cash, uma plataforma de troca completa, nas qual compradores e vendedores utilizavam ferramentas de ataque e distribuição por meio de "parceiros" para negociar lotes de mil PCs zumbis.
O ataque ocorria quando um usuário visitava algum site comprometido e um Trojan especialmente criado pela rede Golden Cash infectava seu PC. O responsável pelo ataque recebia então o pagamento pelo serviço direto em sua conta, enquanto a Golden Cash passava a negociar a venda dos computadores zumbis a preços que variavam de 25 a 500 dólares por lote.
A tabelação ocorria seguindo o interesse do mercado na localização das máquinas e, claro, a lei básica de oferta e procura: em países onde a oferta é maior, o preço cai. Os Estados Unidos, por exemplo, tem um preço de compra de 5 dólares e venda estipulada em 50. Ou seja, o computador de um norte-americano vale 5 centavos de dólar na mão de um cracker. Já a Austrália está mais bem cotada: a compra do lote de mil PC´s fica em 100 dólares, e a venda em 500.
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Eleições 2026
Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades
Voltar ao topo