X

Tecnologia

Venda de computadores em todo o mundo sofrerá queda de 6% em 2009

Compartilhe:

A-

A+

A venda de computadores em todo o mundo sofrerá uma queda de 6%, de acordo com a mais recente previsão publicada pela consultoria Gartner, nesta quinta-feira (25). Isso significa que a comercialização mundial de PCs deve chegar a 274 milhões de unidades em 2009, contra as 292 milhões de 2008.


A nova estimativa é um pouco mais otimista do que a queda de 6,6% da última previsão feita pelo mesmo instituto, em maio, e do que os 9,2% previstos em março deste ano.


"O dinamismo do setor é mais forte do que o esperado em todos os mercados, mas especialmente no leste europeu. No entanto, o setor profissional segue em crise. Acreditamos que a melhora se deve às ofertas das empresas para eliminar estoque", considerou George Shiffler, um dos diretores da Gartner, ao jornal "El País".


Já a previsão de vendas de computadores móveis é de um total de 149 milhões de unidades em 2009, registrando alta de 4,1% em relação ao ano passado.


Apesar disso, o gasto médio com a compra de um laptop continua caindo, com a previsão de uma redução de 12,8%. Essa queda em grande parte reflete os preços mais baixos praticados no mercado de computadores móveis, impulsionados principalmente com a chegada dos netbooks.


E, de acordo com o Gartner, a previsão é de que sejam vendidas 21 milhões de unidades de netbooks este ano e 30 milhões para 2010. Apesar disso, neste último trimestre, pela primeira vez houve queda na venda deste tipo de hardware.


Sobre o Window 7, o novo sistema operacional da Microsoft, a Gartner prevê que não será um sucesso instantâneo quando do lançamento, previsto para outubro.


"O consumidor simplesmente adotará o novo sistema quando comprar um novo computador. Entre os profissionais, não acreditamos que adotem antes de um ano, quando se tenha comprovado a sua eficácia", avaliou Shiffler.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Falece a professora e influenciadora digital Ana Azevedo

AQUIDAUANA

Falece a professora e influenciadora digital Ana Azevedo

Conhecida epela alegria e dedicação à educação, Ana Azevedo, de 34 anos, lecionava na Escola Estadual Cândido Mariano e deixa dois filhos, familiares, amigos e fãs do trabalho

9º BE Cmb divulga nota após prisão de sargento em Aquidauana

ACIDENTE DE TRÂNSITO

9º BE Cmb divulga nota após prisão de sargento em Aquidauana

Militar foi preso em flagrante após acidente envolvendo carro e moto; ocorrência é investigada pelas autoridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo