dothCom Consultoria Digital
Publicado em 18/07/2009 às 14:55
Atualizado em 10/09/2026 às 13:54
Em breve, os usuários do Wikipedia terão ferramentas para publicar, editar e assistir vídeos.
Segundo Erick Moller, diretor da Fundação Wikimedia, o serviço não tem data de lançamento, mas em breve estará disponível. Agora, especula-se qual será o formato de vídeo adotado pela Wikipedia e como ele resolverá a briga dos codecs no mundo dos browsers.
Ainda não há nada definido, mas tudo indica que a enciclopédia da web adote o Ogg Theora que, por enquanto, só roda no Firefox, mas em breve deve funcionar também com os navegadores Chrome e Opera.
O Ogg Theora é um codec de código aberto que faz download, remixa e publica vídeos sem taxas de licença. O problema é que muitos programas de vídeo vêm com um codec diferente, o H.264, com apoio da Microsoft, Apple e Google.
A história do vídeo na web já percorreu uma longa jornada desde os primeiros formatos e padrões. Pioneiros como o Macromedia (hoje Adobe) com seu formato Flash e a Apple, com seu padrão Quick Time, ajudaram a construir o caminho para que negócios baseados em codecs mais atuais sejam um sucesso. A grande questão agora é se um codec de código aberto vai pegar. E se a Wikipedia pode influenciar nisso.
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Eleições 2026
Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades
Voltar ao topo