X

Tecnologia

Invenção suíça permite recarregar celular com calor do corpo do usuário

Compartilhe:

A-

A+

Recarregar o telefone celular com o calor do corpo de uma pessoa pode se tornar realidade muito em breve graças a uma invenção que venceu nesta quarta-feira (16) o prêmio "Swisselectric Research Award 2009", concedido pelas companhias elétricas da Suíça.


O inventor, Wulf Glatz, um cientista de 35 anos da Escola Politécnica Federal de Zurique, uma das mais tradicionais da Europa, desenvolveu um gerador que transforma o calor em uma corrente elétrica.


Para isso, utiliza a diferença de temperatura entre a fonte de calor e a do ambiente, o que não gera emissões de gases poluentes.


Estes geradores podem ser instalados, por exemplo, nos apartamentos, para produzir eletricidade através do calor emitido pela calefação central.


Do mesmo modo, poderiam alimentar a parte eletrônica de um automóvel graças ao calor do motor, o que renderia uma economia de 10 % de combustível.


Além disso, o processo de fabricação destes geradores é dez vezes mais barato que o do modelo mais comum.


O "Swisselectric Research Award" premia o ganhador com 25 mil francos (pouco mais de R$ 43 mil), e reconhece a cada ano o trabalho de um cientista que tenha contribuído para o avanço de pesquisas sobre eletricidade.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Anastácio lamenta morte do professor e ex-diretor José Carlos Bezerra

Luto

Anastácio lamenta morte do professor e ex-diretor José Carlos Bezerra

Ele atuou por mais de 20 anos no serviço público; comunidade do Monjolinho lamenta a perda

4ª Copa Máster Jornal O Pantaneiro começa neste sábado em Aquidauana

Futebol amador

4ª Copa Máster Jornal O Pantaneiro começa neste sábado em Aquidauana

Flamenguinho de Miranda inicia defesa do título contra o Misto FC; partida será no Campo do Baixadão

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo