X
Tecnologia

Notebook com tela sensível ao toque cabe na palma da mão

Compartilhe:

A-

A+

Um notebook pequeno e barato, mas útil para acessar a internet e os e-mails, produzir textos e usar o Twitter de qualquer lugar. Essa é a proposta do PC-Z1, que já é vendido no Japão por cerca de US$ 500. O computador da Sharp tem uma tela sensível ao toque de 5 polegadas, maior do que a do iPhone, mas é um aparelho menor do que seus concorrentes.


Pesando menos de 1 quilo, ele acessa a internet por meio de redes sem-fio e tem pouco mais de 4 GB de espaço para armazenar os arquivos. A proposta é que o pequeno computador que roda o sistema operacional Ubuntu seja uma alternativa aos netbooks, que podem ter telas de 10 polegadas. O PC-Z1 pode ser carregado no bolso do paletó, por exemplo. A intenção da Sharp é que o aparelho ajude o usuário a trabalhar longe do escritório, além de consumir conteúdo digital fora de casa.


Além da tela sensível ao toque, o PC-Z1 tem um sensor óptico. Quando o usuário movimenta o polegar em cima dele, um ponteiro aparece na tela, fazendo o papel de mouse. A bateria do pequeno computador dura 10 horas, de acordo com a fabricante.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo