X

Tecnologia

Carregadores de celular terão padrão mundial em 2012

Compartilhe:

A-

A+

Na onda das padronizações, a ITU (International Telecommunication Union), órgão da ONU para assuntos de tecnologia da informação, decidiu, junto a um consórcio de fabricantes de celular, padronizar o plugue dos carregadores dos aparelhos. A previsão é que a partir de 2012 a maioria dos celulares possam ser carregados a partir de um modelo único de carregador, chamado UCS (Universal Charging Solution).


Com a medida, o ITU calcula que deixará de produzir 51.000 toneladas de carregadores, que representa uma redução de 13,6 milhões de toneladas por ano de emissões de gases causadores do efeito estufa.


O formato definido como padrão, o micro-USB, já é usado em alguns aparelhos no Brasil, como o Motorola Q11 e os Nokia N85. Porém, por mais que ambos tenham pinos e carregadores que se encaixam, o gerente de portfólio da Nokia do Brasil, Fernando Soares, afirma que a utilização do carregador de um aparelho em outro pode causar problemas. "Os carregadores, por ainda não estarem padronizados, trabalham com voltagens diferentes e podem prejudicar o funcionamento. Apenas aparelhos produzidos após 2012 terão formatos e voltagens iguais"


O professor de engenharia da FEI, Antonio Carlos Gianoto, acredita que a universalização do carregador também trará benefícios ambientais. "A determinação também ajudará na questão ambiental, pois dentro do carregador há elementos que podem contaminar o solo".


Além disso, Gianoto afirma que, uma vez que o carregador não precisa ser trocado a cada nova aquisição, pode ser que haja alguma redução de custos na venda de celulares. Contudo, o gerente de portfólio da Nokia, argumenta que em um primeiro momento não haverá redução de custos. "Após o carregador universal ser uma realidade, talvez tenha a possibilidade. A Nokia não planeja vender celulares com carregador avulso".

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Motociclista e passageira ficam feridos em acidente na Ponte Nova

Trânsito

Motociclista e passageira ficam feridos em acidente na Ponte Nova

Condutor teria perdido o controle da moto e atingido o meio-fio; vítimas foram encaminhadas ao Hospital Regional

Lula tem maior avanço entre turnos, mas Flávio vence em Aquidauana

Eleições 2026

Lula tem maior avanço entre turnos, mas Flávio vence em Aquidauana

Petista soma 1.556 votos a mais que no primeiro turno; candidato do PL conquistou acréscimo de 661 eleitores em sua votação

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo