Pesquisadores alemães trabalham num software para identificar expressões faciais que poderá ajudar a publicidade a se reinventar. A inovação está sendo desenvolvida pelos especialistas do Instituto Fraunhofer de Circuitos Integrados (IIS), situado em Erlangen, sul da Alemanha, de acordo com o Deutsche Welle.
Imagine a seguinte situação: uma propaganda de perfume é exibida no saguão de um aeroporto, onde milhares de passantes a vêem todos os dias. As reações são as mais diversas e, até o momento, não podiam ser estudadas pelos idealizadores da campanha.
Em condições normais, os publicitários apenas imaginam a reação do público a uma nova campanha. Porém, uma minicâmera de vÃdeo registrará cada observador da propaganda e sua a expressão.
Algoritmos complexos detectam os rostos na imagem, distinguem entre homens e mulheres, contam o número de pessoas que viram o anúncio e analisam se estas parecem alegres, surpresas, tristes ou zangadas. E tudo isso acontece em tempo real.
Se por um lado a novidade foi bem recebida pelos que podem usufruir dela, a questão também é delicada do ponto de vista da privacidade.
Em muitos lugares já é comum a videovigilância de lojas por motivos de segurança. Locais públicos também são sistematicamente filmados para o combate ao terrorismo, enquanto que em diversas metrópoles inglesas as câmeras de rua já fazem parte da paisagem.
No entanto, as pessoas sabem que esses espaços são vigilados e até apoiam a medida por que tem uma finalidade em prol da segurança.
Assim, sempre que haja videovigilância, os implicados têm que ser informados e entender para que fins a informação será utilizada, quem terá acesso a ela e por quanto tempo ela será armazenada.