X
Tecnologia

Alunos criam página na internet para dar nota a professores

Quatro alunos da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) criaram um sistema de avaliação de professores pela internet. A inspiração para o projeto partiu da falta de informação na hora de escolher os docentes no início de cada semestre, quando o estudante tem de montar sua grade de disciplinas.


O site descolando.com.br é uma rede de relacionamento online cuja participação é permitida a universitários de todo o País e "proibida" para docentes. Isso porque a entrada no portal é controlada e feita a partir de convite. Os alunos cadastram e avaliam seus professores com base em oito critérios, que vão de "tem como colar?" até "explica bem?".


Há um mês no ar, o projeto tem 300 universitários cadastrados de 16 Estados e o perfil de 100 professores para consulta e avaliação. A maior parte dos usuários ainda é da própria PUC. "Começamos a divulgação com uma campanha na nossa universidade", explica um dos criadores, o aluno do terceiro ano de Informática Marcelo Quental, de 25 anos.


Eles distribuíram camisetas com o endereço do site para os ambulantes que trabalham vendendo alimentos nos portões da universidade. O próximo passo é o marketing pela internet para alcançar mais usuários. "Nosso objetivo é ser uma rede útil para os estudantes, com finalidade escolar mesmo", diz o também responsável pelo projeto e aluno de Informática Saulo Vallory, de 23 anos.


Quental e Vallory se conheceram na faculdade e são agora proprietários da empresa Neocconn, abrigada na incubadora tecnológica da PUC. O site é um produto da empresa em sociedade com os alunos de Administração Daniel de Araújo Pereira, de 26 anos, e de Engenharia de Produção Fábio Gonçalves Cardoso, de 25. "Muitas vezes o aluno quer saber coisas práticas sobre o docente, se ele aplica prova ou dá trabalho para avaliação, por exemplo."


A PUC, que tem um programa de avaliação de docentes na intranet - disponível para a consulta da comunidade acadêmica - , acha boa a iniciativa dos alunos. O coordenador de Planejamento e Avaliação da instituição, Luiz Silva Mello, diz que o site pode ser complementar à avaliação oficial.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

PRF apreende R$ 200 mil em dinheiro durante fiscalização na BR-262 em Corumbá

Valor estava escondido em um pacote no interior de um ônibus interestadual

Educação

Miranda abre processo seletivo para professores da rede municipal em 2026

Inscrições estarão abertas de 9 a 12 de dezembro e devem ser realizadas exclusivamente pela internet

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo