20 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Tecnologia

Americanos usam aparelho para bloquear celular dos outros

7 NOV 2007 - 09h15min
terra

Certa tarde, no começo de setembro, um arquiteto tomou o trem para o trabalho e decidiu se transformar em fiscal do uso de celulares. Ele estava sentado ao lado de uma moça de 20 e poucos anos que, segundo ele, estava "tagarelando sem parar" ao celular. "Ela usava a palavra 'tipo' o tempo todo. Parecia uma dessas garotas do subúrbio", disse o arquiteto, Andrew, que preferiu não revelar seu sobrenome porque o que ele fez a seguir é ilegal. Andrew colocou a mão no bolso de sua camisa e apertou um botão em um aparelho preto do tamanho de um maço de cigarros. O dispositivo emite um forte sinal de rádio, e isso bastou para derrubar a ligação da tagarela - e as de quaisquer outras pessoas em um raio de 10 metros.


"Ela continuou falando ao telefone por uns 30 segundos antes de compreender que não havia ninguém do outro lado", ele afirmou. A reação de Andrew ao descobrir que ele poderia exercer tamanho poder? "Meu Deus, foi de completo alívio".


Com a disparada no uso de celulares se tornou difícil não ouvir meias conversas em muitos lugares públicos, mas um pequeno bando de rebeldes está recorrendo a uma contramedida ríspida: o bloqueador de celulares, aparelho que reduz ao silêncio os dispositivos móveis de comunicação localizados nas imediações.


Procura cresce
A tecnologia não é nova, mas os exportadores estrangeiros de bloqueadores dizem que a demanda está em alta, e que estão despachando centenas de unidades ao mês para os Estados Unidos - o que atraiu a atenção das autoridades norte-americanas e gerou preocupação no setor de telefonia móvel, esta semana. Os compradores incluem proprietários de cafés e salões de beleza, hotéis, pessoas que fazem palestras, operadores de salas de cinema, motoristas de ônibus e, cada vez mais, pessoas que viajam como passageiros em transportes coletivos.


O novo desdobramento está gerando uma nova batalha pelo controle das ondas de comunicação nos espaços imediatos dos usuários. E há danos colaterais: os tagarelas insensíveis impõem seu ruído aos indefesos, e os donos de bloqueadores punem não só os culpados mas as pessoas que usam seus celulares discretamente.


"Se alguma coisa caracteriza o século 21, é nossa incapacidade de nos contermos em nome de não perturbarmos os demais", disse James Katz, diretor do Centro de Estudos de Comunicação Móvel da Universidade Rutgers. "A pessoa que fala ao celular acredita que seus direitos superam os das pessoas que a cercam, e aqueles que usam bloqueadores consideram que os seus direitos é que são mais importantes".

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Criança de 6 anos morre em acidente na rodovia MS-178, em Bodoquena

2
Geral

Morre ex primeira dama de Anastácio

3
Policial

Corpo não identificado é encontrado nesta manhã no rio Aquidauana

4
Aquidauana

Para homenagear o pai falecido, Gabriela chega de caminhão em seu casamento

Vídeos

Após chuvas, árvore cai em cima do telhado de residência em Corumbá

Com período chuvoso intenso, rio Aquidauana sobe e chega a 5 metros

Após acidente de trânsito envolvendo carro e moto, vítima é levada para pronto socorro

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max28

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min22 max28

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
5,92m
Miranda
4,05m
Paraguai
0,94cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Mariana Thomé

Corrupção: o mal que deve ser inibido e que impede o ...

Rosildo Barcellos

Pneu verde

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Particulares

Escola Irene Cicalise

Rua Cândido Mariano, 374 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3390
Locadora de Veiculos

JJ Locadora de Veículos e Motos

Rua Coronel Ponce, 1568 Centro - 79210-000 Anastácio/MS (67) 9246-7744
Conveniência

Conveniência do Alemão

Rua Estevão Alves Corrêa, 1920 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS 3241-9608 / 9632-141
Ver Mais
Fale com a redação