Mesmo com o aumento de 31% nas vendas de Macs no quarto trimestre de 2009, segundo a consultoria IDC, a Apple não conseguiu acompanhar a explosão de vendas de PCs de baixo custo com Windows.
Segundo a IDC a Apple caiu para a quinta posição no ranking da pesquisa (a companhia ocupava o quarto lugar nos rankings trimestrais). Mesma afirmação tem a rival Gartner, que coloca a Apple atrás da Hewlett-Packard (HP), Dell, Acer e Toshiba.
Segundo o analista da Gartner, Mikako Kitagawa, o crescimento na venda de PCs foi puxado principalmente pelo preço baixo de notebooks e netbooks que a HP, Acer e Toshiba venderam muito. O notebook mais barato da Apple, no entanto, custa o dobro dos notebooks de 500 dólares com Windows – e que tiveram grande importância no trimestre.
A IDC estima que a Apple tenha vendido 1,52 milhão de Macs nos Estados Unidos para o trimestre encerrado em 31/12, e o Gartner aponta em 1,48 milhão.
De acordo com a IDC, as vendas de computadores nos Estados Unidos registraram um nível recorde de 20,7 milhões de unidades no trimestre. Para a Gartner, o total é de 19,8 milhões. Para a consultoria, os PCs registram um aumento de 22,1% a cada ano.
A Apple deve publicar os números oficiais de vendas em 25/1, quando realizará uma teleconferência com analistas. / tradução: Portal UOL