25 de outubro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Tecnologia

Atari 2600 faz 30 anos em outubro

4 OUT 2007 - 09h21min
magnet

Outubro é o mês de aniversário do Atari 2600, que em 2007 completa 30 anos de existência. O videogame, que é fruto de um projeto de codinome Stella, é tido por muitos como o primeiro videogame doméstico, ainda que outros atribuam a façanha ao primeiro Odyssey, da fabricante Magnavox, lançado em 1972.


O fato é que o Atari 2600 (conhecido em seus primeiros anos como Atari VCS) foi o primeiro videogame a ganhar popularidade e ditar um modelo que é seguido até hoje. Seis gerações depois, os limitados cartuchos foram substituídos por poderosos DVDs e Blu-rays, mas a essência do mercado, do trabalho conjunto entre estúdios terceirizados que cooperam com as fabricantes de consoles, continua basicamente a mesma.


Em 1977 a Atari não era uma novata no mercado. Fundada cinco anos antes, a companhia distribuiu a primeira versão doméstica do jogo PONG, popular em fliperamas da época, e que a partir de 1975 começou a ganhar notoriedade.


Porém, foi apenas alguns anos depois que a companhia ganhou fama mundial e estabeleceu um novo padrão. O console, que tinha apenas 128 bytes de memória RAM e era vendido por US$ 199, carregava consigo uma alternativa mais barata que o vício nas máquinas de pinball e primeiros jogos eletrônicos das casas de fliperama, o que deu início a uma mudança brutal no mercado.


Ainda que possa ser considerada como a segunda geração de videogames domésticos, o Atari participou da primeira geração de grandes clássicos, com o aparecimento de jogos como Pac-Man, Pitfall!, River Raid, Enduro e as primeiras adaptações dos fliperamas para o videogame, que ampliaram a fama de jogos como Space Invaders, por exemplo.


Os anos se passaram e a indústria cresceu, se transformando em um mercado bilionário com produções de jogos semelhantes ao de grandes filmes. Dos 4 Kbytes de armazenamento nos cartuchos para 50 GB de dados em Blu-rays. Dos controles de um botão e um direcional para controles de três direcionais e 12 botões.


Os títulos que antes custavam pouco para fazer e eram desenvolvidos por apenas um ou dois programadores, hoje, envolvem dezenas de profissionais, anos de produção e um alto investimento.


Hoje, de sua fabricante restou pouco. A que foi a pioneira e uma das maiores empresas de game um dia, está em dificuldades financeiras e corre para distribuir seus poucos títulos. Os tempos mudaram, mas uma coisa é certa: os jogos da Atari continuam lembrados e inspirando outros jogos 30 anos após seu lançamento, feito que outras poucas empresas conseguiram e conseguirão.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

JBS oferece vagas de emprego em Anastácio

2
Aquidauana

Aquidauana e cidades da região estão em alerta para perigo de chuvas intensas

3
Aquidauana

Agenda Cultural: cinema volta a ser opção de lazer em Aquidauana

4
Agronegócio

Depois de resgatar gado pantaneiro, Marcus Ruiz quer que espécie seja reconhecida

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max35

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min23 max35

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,22m
Miranda
1,52m
Paraguai
(-) 31

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"INSTANTÂNEO DE UMA SENHORA"

Dr. Giuliano Máximo

A pandemia e as eleições

Valdemir Gomes

Nasce...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Telefones Úteis

Polícia Militar Ambiental - 4º PelPMA

Rua Candido Mariano, 420 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3675/3241-
Bancos

Banco HSBC

Rua Estevão Alves Corrêa, 539 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1496 / 324 www.hsbc.com.br
Escolas Municipais

Escola Municipal Indígena Pólo General Rondon

, Distrito de Taunay - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
Fale com a redação