17 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Tecnologia

Blogueiro brasileiro é um herói, diz professor da FGV

23 JAN 2009 - 10h09min
terra

A relação - ou falta de - entre o direito e a internet no Brasil foi tema de um debate que atraiu dezenas de campuseiros nesta quinta-feira ao palco Blog da Campus Party Brasil 2009. Na mesa estavam Ronaldo Lemos (professor da Fundação Getúlio Vargas e um dos idealizadores do blog Overmundo), os advogados Rony Vainzof (do escritório Ópice Blum) e Ivo Corrêa (do Google Brasil) e o jornalista Francisco Madureira (como moderador). Ao falar sobre a necessidade de uma regulamentação para a internet, Lemos disse que "ser blogueiro no Brasil é ser herói, porque você não sabe o que pode acontecer."

Sextou no Dom - DOM JOSIMO - 17Set_02

Ele defendeu o estabelecimento de um marco civil (e não criminal, como o projeto de lei do senador Eduardo Azeredo, que já foi aprovado no Senado) e destacou que é hora de a sociedade brasileira decidir em que medida é necessário proteger o direito de privacidade, "que não pode ser ignorado", e também a questão da responsabilidade dos provedores (aqui entendido como qualquer um, cidadão ou organização, que publique conteúdo na web).


Para Lemos, a quebra do sigilo do internauta se justificaria apenas em casos de "crimes de maior poder ofensivo" - como pedofilia, seqüestro ou tráfico. "Com a regulamentação, o blogueiro deixa de ser herói e passa a ser um sujeito que sabe até onde pode ir, os riscos que corre", explicou. Ele disse ainda que não saber o que pode acontecer atrapalha a inovação - precisamos de riscos previsíveis também para criar.


Ivo Corrêa vê no centro da questão um descompasso: a ausência de leis específicas faz com que a internet seja tratada como um meio de comunicação tradicional. "Como se o Google tivesse, sobre o Orkut, a mesma ingerência que a Folha de S. Paulo tem sobre o seu conteúdo", exemplificou, citando ainda a relação entre internet e eleições no Brasil. "A lei eleitoral não trata exatamente da internet então, em linhas gerais, ela foi tratada como se fosse a TV ou um jornal. E o potencial de comunicação da rede foi desperdiçado", afirmou.


Esse poder de comunicação pôde ser visto nas eleições norte-americanas quando, por exemplo, mais pessoas assistiram ao debate no YouTube do que na rede CNN. O presidente Obama foi várias vezes citado por Lemos - "o mundo está mudando, nós temos que mudar com ele" - e Corrêa.


É consenso que há necessidade de regras específicas, assim como é necessário um maior conhecimento, por parte do Poder Judiciário, sobre a internet e sua dinâmica. Para os debatedores, as empresas, a comunidade internauta e o meio acadêmico têm que ajudar nisso.


Rony Vainzof citou a criação de varas especializadas em direito eletrônico como um avanço possível, além das delegacias especializadas em crimes eletrônicos, já existentes em diversas capitais brasileiras. E destacou que "a legislação não vai conseguir acompanhar a evolução tecnológica, mas a população pode mobilizar as mudanças".


A reação ao projeto de lei do senador Eduardo Azeredo foi citada como exemplo do poder de mobilização da internet. E, disseram, esta mobilização tem que se repetir. Este movimento é que pode gerar mudança. "E cadê o movimento? Está aqui, neste evento, na aproximação de blogueiros, indústria, academia, direito", finalizou Lemos.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Peão morre após acidente com égua em fazenda

2
Aquidauana

Morre piloto de quadriciclo que caiu de ponte em Piraputanga

3
Policial

Mulher presa no início do mês por tráfico e maus-tratos é servidora pública

4
Aquidauana

Imagens mostram bombeiros socorrendo vítima fatal que caiu de quadriciclo em Piraputanga

Informe Publicitário

Informe

De loja nova, Soffi Cosméticos vai dar um up na sua beleza

Previsão do Tempo

min22 max38

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max38

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

As...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

MUDANÇAS: APLIQUES DO DESTINO!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Ag. Correios

Agencias dos Correios

Estevão Alves Correa, 621 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1828
Médicos

Irineu Barreto Vitório - Clinico Geral

Rua 7 de Setembro, 1193 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3665
Pesqueiros

Pesqueiro do Ely - Camisão

Distrito de Camisão, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3235-1047/8403-
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo