O TerraAmazon, sitilizado no cálculo anual do desflorestamento feito pelo Projeto Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal, será disponibilizado para captação de áreas de floresta de qualquer lugar do mundo a partir do segundo semestre de 2008.
O sistema utilizado no Brasil foi elogiado pela revista científica Science, que divulgou o TerraAmazon como modelo de sistema exemplar para o monitoramento de florestas.
Desenvolvido a partir de software de plataforma livre desenvolvido pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais), o uso do sistema não terá custos para aqueles que se interessarem pelo seu uso.
A disponibilização do TerraAmazon para todo o mundo de forma gratuita será possível devido à parceria do instituto brasileiro com o GEOSS (Global Earth Observation System of Systems), uma iniciativa do grupo intergovernamental GEO (earthobservations.org), que inclui atualmente 71 países, a Comissão Européia e mais 46 organizações internacionais. O GEOSS foi criado para ampliar a capacidade de monitoramento ambiental do Planeta.
Policial
Balanço foi feito pela Sejusp
Inmet
Dia será quente, mas chuva pode aliviar
Voltar ao topo