Máquinas fotográficas digitais com muitos megapixels de resolução de captura são as grandes vedetes do mercado. As máquinas amadoras, voltadas ao segmento apontar-e-fotografar, já atingem a marca dos 10 MPs, e a promessa para futuros lançamentos indica que ainda vamos chegar a mais.
O UOL Tecnologia testou seis câmeras fotográficas digitais com resolução a partir deste marco: Canon PowerShot G7, HP Photosmart R967, Kodak EasyShare Z1275, Panasonic Lumix FX 100, Pentax Optio A20 e Sony CyberShot N2.
As câmeras da Kodak e Panasonic têm 12 MP de resolução e permitem a impressão de fotos de 33 x 25 cm (13 x 10 polegadas). As demais têm 10 MP, com capacidade de imprimir fotos no tamanho de 30 x 23 cm (12 x 9 polegadas). Isso sem "granular" ou "estourar" os pontos da imagem.
A primeira preocupação de quem quer comprar uma câmera com muitos megapixels (você precisa mesmo de tanto?) é o tamanho da memória. Afinal, muitos megapixels geram arquivos grandes. Para armazená-los é necessário cartões de memória com grande capacidade. Uma foto tirada com 12 MP fica em média com 4,9 MB. Se você tiver um cartão de 32 MB, vai poder guardar somente seis fotos.
Com exceção da Canon G7, todas as câmeras de nosso teste vêm com memória interna. A HP Photosmart R967 vem com 64 MB, enquanto as outras vêm com 32 MB. Esta memória interna em todos os modelos, menos na Canon que não tem, é compartilhada com o sistema. Utilizar a memória interna é um bom negócio somente para fotos tiradas com resolução de captura mais baixa, senão você vai guardar poucas imagens.
A Sony N2 utiliza cartões de memória flash do tipo Memory Stick Duo, enquanto as outras máquinas de nosso teste vêm equipadas com entrada para cartões do tipo SD/MMC.