Um estudo sobre o uso de blogs na China, publicado hoje pela agência estatal Xinhua, revela que um em cada quatro internautas do paÃs (47 milhões de um total de 180 milhões) escreve um blog, mas só 36% dos blogueiros atualizam suas páginas com freqüência.
O estudo do Centro de Informação da Internet na China mostra um aumento dos blogs em relação ao ano passado. Em setembro de 2006, eram cerca de 34 milhões. O Ãndice de atualizações era de 30% há 14 meses.
A pesquisa atual aponta que a população blogueira ainda é reduzida em relação ao total nacional. São apenas 3,6% dos 1,3 bilhão de habitantes da China. Mas o número aumenta rapidamente desde que o primeiro blog chinês foi registrado, em 2002.
Os blogs na China se transformaram em importantes ferramentas de opinião num paÃs onde a imprensa é fortemente controlada pelo Governo, que também procura limitar o uso da Internet. As autoridades estudam a possibilidade de pedir a todos os autores de blogs na China que se registrem com nome e sobrenome real, gerando fortes protestos da comunidade internauta.
Alguns dos blogs da China estão entre os mais visitados do mundo, como o da atriz e diretora Xu Jinglei (blog.sina.com.cn/m/xujinglei), que chegou a estar no primeiro lugar do ranking mundial.