X
Tecnologia

Cientistas canadenses criam software invencível em jogo de damas

Depois de mais de 18 anos de esforços, cientistas canadenses conseguiram programar todos os 500 bilhões de bilhões de combinações possíveis do jogo de damas, realizando um avanço considerado importante para a inteligência artificial.


Esse software impossível de ser vencido, batizado de Chinook (www.cs.ualberta.ca/~chinook/), foi concebido pelo professor de ciências de informática da Universidade de Alberta (Canadá), Jonathan Schaeffer, com uma equipe de programadores da instituição.


O lançamento do computador é objeto de um estudo publicado na revista americana "Science" de 20 de julho.


Finalizado em abril, o Chinook permite até registrar um empate se o opositor jogar perfeitamente, mas o computador jamais será vencido, explica o pesquisador. "É um verdadeiro avanço no domínio da inteligência artificial", de acordo com Jaap van den Herik, editor da renomada revista "International Computer Games Journal".


"Nós subimos muitos degraus em matéria de tecnologia da informática e inteligência artificial", considerou Jonathan Schaeffer.


Confessando-se um "medíocre jogador de damas", o cientista explicou que criou o Chinook para explorar as capacidades atuais de tratamento e de memória de computadores e também para determinar o melhor meio de incorporar os princípios da inteligência artificial no jogo de damas.


Ele recorreu à experiência dos melhores jogadores mundiais para elaborar este programa.


Cerca de 50 computadores foram utilizados cotidianamente a partir de 1989 para esta pesquisa que, em seus momentos de atividade máxima, tinha 200 máquinas em pleno funcionamento, detalhou o pesquisador.


"Nós empregamos os conhecimentos atuais na aplicação da inteligência artificial em seu limite extremo, substituindo os conhecimentos humanos empíricos pelos matemáticos", afirmou Jonathan Schaeffer.


Este programador lançou o projeto Chinook com o objetivo inicial de ganhar o campeonato mundial de damas. Em 1990, ele obteve o direito de participar. Em 1992, o Chinook perdeu na final, mas em 1994 se tornou o primeiro computador a ganhar um título mundial numa competição. A vitória foi registrada no Guinness Book.


O Chinook continuou invencível no campeonato mundial até sua "aposentadoria" em 1997.


Mas Jonanthan Schaeffer queria criar um programa absolutamente imbatível e retomou trabalhos em 2001, uma vez que a capacidade dos novos computadores aumentou consideravelmente.


"Conhecer todas as combinações do jogo de damas foi minha obsessão por mais de 20 anos e é muito satisfatório ter conseguido isso", revelou o professor.


Ainda não se trata de atacar todas as combinações do xadrez, porque o número astronômico de possibilidades ocuparia os computadores mais possantes da atualidade por séculos, de acordo com os cientistas.


Existem programas especializados em xadrez. O primeiro foi o Deep Blue, que desafiou o atual campeão do mundo, Garry Kasparov, em 1996. O russo ganhou nesta ocasião, mas perdeu no ano seguinte para o sucessor do Deep Blue, o Deeper Blue.


O pôquer é a mais recente paixão de Jonathan Schaeffer. Com seu software de jogo Polaris, ele deve confrontar dois jogadores profissionais em 24 e 25 de julho em Vancouver durante a conferência anual da organização pela promoção da inteligência artificial.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Policial

Suspeito de agredir companheira é preso em flagrante em Aquidauana

Suspeito teve uma crise de ciúmes e passou a agredi-la com socos no rosto, puxões de cabelo

Saúde

Saúde amplia tratamento para casos graves de Alzheimer no SUS

Estimativa é que 10 mil pessoas sejam beneficiadas no primeiro ano

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo