24 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Tecnologia

Compare programas e descubra se vale migrar para o software livre

20 DEZ 2007 - 10h37min
uol

Poucos assuntos dominaram tanto a tecnologia em 2007 quanto a crescente adoção do software livre no mundo. No Brasil, instituições como o Tribunal Superior Eleitoral, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal usam sistemas operacionais e softwares livres. O governo investe internamente na migração e também incentiva usuários comuns a fazer o mesmo em seus computadores pessoais.


A tendência não é exclusiva do Brasil. No mundo, a Comunidade Européia e os Estados Unidos também recomendam o uso do software livre. Gigantes como HP e IBM investem no desenvolvimento desses programas. A Microsoft, por exemplo, reage ao anunciar a venda do Windows a U$ 3 para projetos educacionais em países subdesenvolvidos.


Para aproximar você dessa onda, o UOL Tecnologia realizou um comparativo entre os programas proprietários mais comuns e seus similares livres.


Quer trocar todo o software do PC? Tem um PC que já veio com Windows instalado e prefere não arriscar? Que tal, então, usar apenas softwares livres em vez de "apelar" para a pirataria? Conheça, aqui, programas que podem surpreender você (navegue pelas comparações ao lado).


Por que mudar?


A primeira questão favorável aos softwares livres é o custo. Em geral, eles são gratuitos. Com isso, tanto usuários comuns quanto grandes instituições economizam ao não comprarem programas. O Metrô de São Paulo, por exemplo, deixou de gastar mais de US$ 990 mil com licenças e softs desde 2001.


Há, ainda, uma questão ideológica -os softwares livres pregam a liberdade de cópia, reprogramação e distribuição. Profissionais de todo o mundo trabalham para adicionar novas funções e aperfeiçoá-los. Assim, o governo pode adaptar os softwares para seu uso e ainda estimular o desenvolvimento da tecnologia nacional.


Uso doméstico


A ampliação do uso do software livre também diminui a pirataria. Você pode ter, de graça, programas com as funções que usa atualmente, sem cometer nenhum crime. Outro diferencial: poucas pessoas utilizam todas as ferramentas que um software proprietário oferece, muitas vezes limitando-se àquelas que também estão disponíveis no software livre. E o melhor, a grande maioria tem versões para plataformas como Windows, Linux e Mac.


Entre as atitudes do Brasil para incentivar o uso de software livre entre usuários comuns está a dedução de impostos sobre computadores com sistema operacional Linux. No programa "Computador para Todos", 26 softwares livres auxiliam na popularização do PC.


O usuário, entretanto, ainda não aprovou a idéia. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), 73% dos compradores do PC com Linux do governo pretendem substituir o sistema por Windows. A grande maioria acaba optando por uma cópia pirata.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Motociclista morre ao ser atingido por caminhão

2
Policial

Professor acusado de estupro irá depor pela 1° vez na segunda

3
Aquidauana

Morre em Aquidauana o bombeiro aposentado, conhecido como Pastor Guto

4
Aquidauana

Salão Paroquial está preparado para abrigar famílias ribeirinhas

Vídeos

Após chuvas, árvore cai em cima do telhado de residência em Corumbá

Com período chuvoso intenso, rio Aquidauana sobe e chega a 5 metros

Após acidente de trânsito envolvendo carro e moto, vítima é levada para pronto socorro

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max31

Aquidauana

Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min22 max31

Anastácio

Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
7,84m
Miranda
4,05m
Paraguai
0,94cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Preciso...

Raquel Anderson

Dialeto caipira, uma maravilha!

Mariana Thomé

Corrupção: o mal que deve ser inibido e que impede o ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bancos

Banco Caixa Econômica Federal

Rua Estevão Alves Corrêa, 562 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4030 / 324 www.cef.com.br
Pousadas

Fazenda Rio Negro

Rio Negro, - Aquidauana/MS (67) 326-0002 / 326- www.fazendarionegro.com.br
Hospitais/Postos de Saúde

Posto de Saúde Familiar Nova Aquidauana

R. Timóteo Proença, s/nº - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4596
Ver Mais
Fale com a redação