X
Tecnologia

Computador desafia jogadores profissionais de pôquer

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Alberta, em Edmonton, Canadá, desenvolveu o Polaris, um programa que joga pôquer e que será colocado em testes na próxima segunda-feira.


Segundo o site Digital Trends, os jogadores profissionais Phil Laak e Ali Eslami confrontarão o Polaris em quatro partidas de Texas Hold 'Em, modalidade específica de pôquer, muito utilizada em campeonatos atuais.


A intenção da equipe da universidade é verificar se o Polaris conseguirá derrotar jogadores profissionais, o que representaria um notável avanço em inteligência artificial, já que o pôquer não é apenas um jogo matemático, exigindo também previsão das jogadas adversárias.


As partidas acontecerão como parte de uma conferência da Associação pelos Avanços da Inteligência Artificial, em um hotel de Vancouver. Mais de 1.000 espectadores se registraram para assisti-las.


O desafio acontecerá em dois dias e renderá aproximadamente 500 rodadas, com um prêmio final estabelecido de US$ 50 mil ao vencedor, conforme noticiou o site The Guardian.


Para Jonathan Schaeffer, cientista líder na programação de Polaris, em desenvolvimento há anos, ainda que o programa incorpore bem as rotinas do jogo, não é o favorito na competição. "Eu não estou nervoso. Todo mundo espera que os humanos ganhem", explicou Schaeffer, que mesmo assim acredita que os humanos precisarão suar pelo prêmio.


Para evitar a influência do fator sorte, o programa foi desenhado para eliminá-lo. Outra das capacidades do Polaris é a habilidade de aprender com o jogo de seu oponente para identificar sua estratégia e suas fraquezas.


Phil Laak acha que o fato de não poder ler a expressão de seu adversário será um dificultador, ao mesmo tempo em que o computador não saberá de suas emoções também. "Eu posso dizer alto: Computador, eu vou tentar te enganar agora. Mas é um programa forte. Ele vai memorizar meus padrões de aposta e meu jogo não é perfeito", contou, acrescentando que seja qual for o resultado, ficará surpreso, confuso e triste.


Recentemente cientistas canadenses criaram um programa capaz de ganhar qualquer rodada de jogo de Damas.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Motorista de aplicativo suspeito de estupro de passageira é preso em MS

PRF localizou suspeito na BR-060, em Água Clara

Cidades

Defesa Civil de Jardim emite alerta para temporal com risco de alagamentos

Cidade permanece com decreto de estado de emergência após as chuvas

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo