21 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Tecnologia

Conversor é o 1º passo para entrar no mundo da TV digital

23 NOV 2007 - 09h04min
estadão

A chegada do sinal digital aos televisores de São Paulo a partir do próximo dia 2 de dezembro traz muitas dúvidas aos consumidores. Mas antes de qualquer coisa, será necessário ter um conversor de TV digital (também chamado set-top box ou caixa conversora), o principal item da revolução tecnológica que está por vir.
 
O conversor é fundamental porque o que muda com a TV digital é a transmissão do sinal, e não apenas a qualidade da imagem. Cada elemento da tela passará a ser enviado em códigos binários (seqüências de 0 e 1), linguagem igual à dos computadores. Para que os televisores "entendam" o novo sinal será necessário um "tradutor", o tal conversor de TV digital.


Diversas empresas já lançaram seus modelos no mercado, que estarão à venda oficialmente a partir desta sexta-feira, 23. Mas já há como encontrar conversores em lojas de eletrônicos na Rua Santa Ifigênia, por exemplo, na capital paulista, por preços que variam de R$ 400 a R$ 1 mil.


Há diversos tipos de conversor, com funcionalidades diferentes. Para escolher o que mais se adapta ao seu perfil de telespectador, é preciso saber: 1) o que faz o conversor e 2) de que tipo é a sua televisão. Vamos às respostas, mas, antes, uma ressalva.


O conversor
Uma coisa é a exibição digital de televisores de plasma e LCD (já comuns no mercado brasileiro). Outra coisa é o sinal digital que o televisor recebe. Da mesma forma que as televisões de tubo analógicas (as antigas, tradicionais), os monitores digitais (LCD e plasma) também não estão habilitados a receber o sinal - e também precisam de conversor. Conversores têm três funções, de acordo com o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital:


- Converter o sinal digital para recepção nos atuais televisores analógicos ou os de plasma e LCD. A partir de 2008, os monitores já terão o conversor embutido.
- Criar interatividade entre telespectador e programa.
- Gravar programas em um disco rígido chamado PVR (Personal Vídeo Recorder), semelhante aos antigos videocassetes.


Nem todos os conversores têm as três funções habilitadas. Alguns apenas convertem o sinal, outros oferecem também interação e os demais criam recursos adicionais, como gravar programas. É preciso escolher o modelo de acordo com seu perfil: Quer interação? Quer apenas o sinal? Quer todas as funções? Quanto mais recursos, maior o preço (veja lista de produtos abaixo).


O televisor
A segunda questão a se levantar é o aparelho de televisão que se tem em casa/trabalho. É possível que sejam: 1) analógicos (os televisores de tubo tradicional, com imagem analógica); 2) digitais (monitores em LCD ou plasma, que já exibem imagens digitais, mas não conseguem receber o sinal); e 3) integrados (televisores digitais já com o conversor embutido). Veja como proceder em cada caso:


TV NORMAL ANALÓGICA - Será necessário comprar um conversor de TV digital para decodificar o sinal e tornar possível exibi-lo num televisor analógico. As imagens não serão digitais como as de plasma e LCD, mas o sinal digital impedirá a formação de sombras, ruídos e fantasmas, além de o som ser igual ao de CD.


TV NORMAL DIGITAL - Tem as mesmas necessidades da TV analógica, com a diferença de exibir as imagens em padrão digital, por LCD ou plasma. Será necessário comprar o conversor de sinal da mesma forma.


TV DIGITAL INTEGRADA - Como já vem com o conversor embutido, não é necessário comprá-lo. A maioria das TVs integradas são de plasma ou LCD e, por isso, dão excelência gráfica e de sinal. Basta conectar a antena ao televisor para já usar a TV digital.


Como instalar
Em todos os casos, é necessário que a casa/trabalho receba transmissão de sinal UHF (Ultra High Frequency). O cabo da antena deve ser ligado ao conversor de TV digital, e então o conversor ser ligado ao monitor de TV. É simples assim. Em caso de dúvidas ou problemas, contate o fabricante do conversor ou leia o manual de instruções.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Bombeiro militar que prestou serviços em Aquidauana morre vítima da Covid-19

2
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

3
Policial

Sem achar corpo no rio Aquidauana, bombeiros aguardam novas informações

4
Nioaque

Com previsão de mais chuva, Defesa Civil alerta moradores de Miranda, Bonito e Nioaque

Vídeos

Após chuvas, árvore cai em cima do telhado de residência em Corumbá

Com período chuvoso intenso, rio Aquidauana sobe e chega a 5 metros

Após acidente de trânsito envolvendo carro e moto, vítima é levada para pronto socorro

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max28

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
min22 max28

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
6,10m
Miranda
4,05m
Paraguai
0,94cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Uma...

Raquel Anderson

Dialeto caipira, uma maravilha!

Mariana Thomé

Corrupção: o mal que deve ser inibido e que impede o ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Sorveteria Delícia

R. Manoel Antônio Paes de Barros, 656 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Clubes

Clube do Laço Pantaneiro

Rod Aquidauana-Cera Km 07, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2170
Auto Posto

Posto Mercúrio

Marechal Mallet, 957 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2770
Ver Mais
Fale com a redação