23 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Tecnologia

Demanda está em alta para fornecedor de hardware

11 DEZ 2007 - 09h35min
computer word

Maior capacidade de processamento e alta disponibilidade são duas exigências básicas para renovação tecnológica do parque de computadores de empresas brasileiras, segundo relatam os gestores de TI.


"Mudamos a velocidade de processamento absurdamente", conta Luciano André Mondini, gerente de informática da catarinense Haco, fabricante mundial de etiquetas tecidas, com sede em Blumenau (SC), que migrou sua plataforma de servidores baseada em equipamentos IBM AIX para máquinas HP UX.


"A diferença é de um fusca antigo para uma BMW de último tipo", brinca ele. "Até pela obsolescência dos servidores, a velocidade atual de processamento aumentou 30 vezes", afirma Mondini.


Atualizar e otimizar a área de TI eram necessidades prementes da Haco, nos últimos anos, de acordo com o executivo. Fornecedora de etiquetas tecidas, com quase 70% de participação no mercado brasileiro, a empresa estava tendo problemas com a lentidão de seus servidores de produção. Todo final de mês, só para fechar a contabilidade, a equipe interna demorava cerca de duas horas.


"Nós renovamos nosso ambiente de TI de quatro em quatro anos, mas resolvemos antecipar esse processo antes do prazo para ganhar mais poder de processamento", explica Mondini. "Com isso, o fechamento contábil caiu para apenas dez minutos, e o cálculo da folha de pagamento, que levava uma hora e meia, agora é feito em 15 minutos", diz ele.


Migração ágil


O projeto de migração foi definido rapidamente. Em fevereiro de 2006 começou a avaliação dos fornecedores, em abril a HP foi selecionada como vencedora, na comparação da relação custo-benefício.


Em maio, o contrato foi assinado e se iniciaram as etapas de migração. Os equipamentos chegaram em novembro e já em janeiro de 2007 estavam em operação.


O investimento não foi divulgado, mas a Haco adquiriu quatro servidores (HP Integrity rx4640, HP Integrity rx1620, HP Proliant DL380 G4 SS SAN e HP Proliant DL380 G$ SS), dois storage (HP OpenView Storage Mirroring e HP StgorageWorks MSL6030 Tape Library), além de uma série de periféricos de conectividade.


"A alta disponibilidade foi um fator que nos preocupou muito. A empresa não pode parar, tem de trabalhar ininterruptamente. Temos cinco filiais com 400 usuários e a disponibilidade e redundância de sites são requisitos fundamentais", justifica ele.


Mais disponibilidade do ambiente de TI também é a principal conquista do amplo movimento de revisão tecnológica realizado pelo Bradesco, uma das principais instituições financeiras privadas do País, com ativos totais de 281,9 bilhões de reais.


Como resultado de implantação do seu projeto TI Melhoria, desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos, o Bradesco concluiu em novembro a instalação de todos os equipamentos de infra-estrutura de utilities (energia elétrica, cabeamento, telefones, baterias, entre outras coisas) preparando o CTI-Centro Tecnológico da Informação, construído na Cidade de Deus, em Osasco, para receber o novo ambiente de mainframes, a partir de fevereiro.


Os mais de 20 mainframes IBM que o banco tinha serão consolidados em apenas 16, distribuídos entre o novo CTI e o site de contingência de Alphaville, e o banco sairá de uma capacidade de processamento de 76 mil Mips atuais para 105 mil Mips, quando se completar o processo de migração, em novembro do ano que vem.


"O grande benefício pode ser resumir numa única expressão: altíssima disponibilidade", diz Cezar. Hoje, o Bradesco processa, em média, por dia, cerca de 150 milhões de transações, mas pode chegar, em época de pico, a processar 252 milhões de transações/dia.


A melhoria das aplicações motiva também o processo de atualização das plataformas de PCs do Bradesco, segundo Cezar. O banco já havia decidido implantar o Windows Vista, lançado no início deste ano, mas resolveu apressar a substituição de seu parque de 110 mil estações de trabalho espalhadas por mais de 3 mil agências em todo o País.


Em uma primeira fase, iniciada em meados deste ano, foram adquiridos 50 mil computadores, todos equipados com a nova família de processadores Vpro, da Intel, que serão fornecidos pela Semp Toshiba, vencedora de uma das licitações mais disputadas no setor.


A troca dos computadores faz parte do projeto TI Melhorias, no qual o Bradesco deve investir, de acordo com Cezar, perto de 1,3 bilhão de reais até 2009. "Vamos comprar ainda 15 mil monitores de cristal líquido, dez mil teclados de caixa, 14 mil licenças do Microsoft Office e 12 mil componentes para facilitar o acesso das agências aos computadores centrais", indica ele.


A renovação dos ambientes de TI cumpre ainda objetivos pragmáticos, como a diminuição de espaço, do consumo de energia, dos elevados custos de software e suporte, e, mais do que tudo, da redução dos custos operacionais.


Pelo menos foram essas as razões do Grupo Dedini Agro - GDA -, um dos principais grupos do setor sucroalcooleiro do País, com seis unidades instaladas no interior de São Paulo, para migrar de plataforma RISC para Intel/Linux Red Hat, baseada em servidores Dell PowerEdge.


Os equipamentos foram colocados pela Dell à disposição da empresa, inicialmente, para teste de desempenho. "Isso foi muito importante: poder ajustar os cenários propostos à necessidade do negócio. No nosso caso, TI precisa estar à frente da estratégia e das expectativas que o setor vem impondo para os próximos anos", conta José Augusto Christianini Filho, Gerente de TI do GDA.


A Dell implementou ainda virtualização com o VMware 3.0 e fez a migração dos servidores físicos de arquivos e Exchange 2003 para os virtuais, consolidando todas as informações da infra-estrutura no novo sistema de armazenamento de dados Dell EMC.


"Os objetivos definidos no projeto foram atingidos e, alguns, superados. Os resultados mais evidentes foram comemorados pelos usuários do sistema ERP da Dedini: relatórios de fechamento que demoravam em torno de seis horas para serem gerados agora rodam em apenas 30 minutos", observa Christianini.


Elenco diversificado para reduzir custos


As ofertas dos fornecedores de servidores e PCs para atualização tecnológica do parque de computadores das empresas brasileiras são extremamente variadas.


No caso da HP, por exemplo, informa Jaison Patrocínio, gerente de marketing para servidores, o portfólio inclui uma solução de alta performance e confiabilidade, com proteção do investimento.


São desde servidores da família ProLiant, para atingir o mercado composto pelo que chamam internamente de "very small business" (empresas bem pequenas), tanto quanto servidores HP Integrity, baseado na família de processadores Itanium e otimizado para os ambientes HP-UX, Windows, Linux, e OpenVMS, destinado às empresas de médio porte, até servidores HP Integrity NonStop, projetados para disponibilidade e escalabilidade contínuas com interfaces padrão do setor, e servidores HP 9000, voltados para as grandes empresas corporativas.


"Com nossos produtos, as empresas podem crescer em tamanho, dados e aplicações com muito mais facilidade e preservando o investimento feito", afirma ele. "Fazemos desde a renovação do hardware, como a implementação e migração da base de dados, aplicativos e documentos", acentua Patrocínio.


A Dell também coloca à disposição do mercado corporativo soluções variadas de produtos, mas tem apostado, sobremaneira, no segmento de pequenas empresas e pequenos escritórios.


Em agosto, por exemplo, lançou a linha Vostro, composta por desktops e notebooks, equipada com ferramentas fáceis de serem utilizadas, como suporte especializado, via rede, para clientes que não dispõem de equipe de TI.


Trata-se, segundo a companhia, de um marco no relacionamento da Dell com as pequenas empresas, seguindo sua estratégia de reduzir custos e tempo e de simplificar a tecnologia da informação para clientes de todos os portes.


"O Vostro muda as regras do jogo para pequenas empresas e escritórios, capacitando-os para escolher uma solução de TI muito mais adequada às suas necessidades", diz Raymundo Peixoto, diretor geral da Dell Brasil.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Covid-19: empresária morre após uma semana internada no Hospital Regional

2
Aquidauana

Professor acusado de estupros é preso pela Polícia Civil de Aquidauana

3
Policial

PRF desarticula esquema de desvio de combustível em Anastácio

4
Aquidauana

Propriedades e ruas às margens do Rio Aquidauana começam a ficar alagadas

Vídeos

Após chuvas, árvore cai em cima do telhado de residência em Corumbá

Com período chuvoso intenso, rio Aquidauana sobe e chega a 5 metros

Após acidente de trânsito envolvendo carro e moto, vítima é levada para pronto socorro

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max32

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min22 max32

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
7,84m
Miranda
4,05m
Paraguai
0,94cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Vou...

Raquel Anderson

Dialeto caipira, uma maravilha!

Mariana Thomé

Corrupção: o mal que deve ser inibido e que impede o ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Prestação de Serviços

J Pneus e Escapamentos

Rua Manoel Antônio Paes de Barros, 987 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3726 / Fax
Prestação de Serviços

AMR Fogões, Refrigeração e Equipamentos Industriais

Estevão Alves Corrêa, 1117 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6674 www.amrfogoesrefrigeracao.com.br
Lojas de Souvenirs

Aqui Móveis

Rua Estevão Alves Correa, 363 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3860
Ver Mais
Supermercado Seriema 23/01/2021
Fale com a redação