É costumeiro dizer que tem dia para tudo, Dia do Toalete, Dia do Amigo, Dia da Árvore e muitos outros, por isso, não é surpresa que exista um dia dedicado a sua segurança virtual, especificamente a segurança das suas senhas, assim sendo, foi criado o Dia Mundial de Trocar Sua Senha que é celebrado hoje, dia 01 de fevereiro.
A ideia para a criação de uma data comemorativa voltada a esse tema veio do especialista em segurança cibernética Mark Burnett, escritor do livro Senhas Perfeitas, lançado em 2005, no entanto, a data só foi tornada oficial anos depois pela Intel e embora não seja extremamente popular, o dia serve como um lembrete da importância de manter seus dados protegidos online.

O intuito é básico, mudar suas senhas regularmente faz com que hackers tenham menos oportunidades de entrar em suas contas privadas e te deixa mais seguro. A sua senha também deve atender alguns requisitos para dificultar uma invasão, exemplo:
- Letras maiúsculas e minúsculas intercaladas
- Números entre as palavras
- Espaços entre palavras
- Evitar sequências numéricas
- Não usar a mesma senha para diversas contas
- Senhas grandes com muita pontuação (pontos, exclamação, cifrão, etc.)
Exemplo de uma senha reforçada: &stou BEM protegid0
Além desse dia, na última sexta-feira (28), foi comemorado o Dia Internacional da Proteção de Dados que marca o segundo ano da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil. Datas como essa se tornam cada vez mais importantes com o aumento de ataques cibernéticos pelo mundo, por serem dias reservados a te deixar menos vulnerável na internet.
Para que sua relação com o mundo virtual seja mais saudável não basta trocar suas senhas regularmente, a perda ou roubo de dados é um problema constante e para se manter seguro existem algumas medidas que você pode tomar, como ativar a autenticação de dois fatores em seu e-mail, ativar a criptografia das suas mensagens de WhatsApp, além de instalar antivírus em seus dispositivos e utilizar um sistema de firewall, que funciona como uma barreira entre seus dados e possíveis hackers, o ZoneAlarm é uma ótima opção para isso, além de ser gratuito.

Com isso, é possível ver que as ferramentas para lutar contra os perigos da internet, também estão na internet, exemplo disso é um projeto de lei, recentemente apresentado pelo senador Marcos do Val, que pretende ampliar a ação de policiais online, a fim de combater a pedofilia. O projeto ainda espera para ser sancionado e por enquanto se encontra na Comissão de Segurança Pública.
Logo, aproveite esse dia para se conscientizar e se educar em segurança cibernética e como passos tão simples podem fazer a diferença na segurança da sua família.