17 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Tecnologia

E-mail falso sobre acidente de Tony Ramos distribui vírus

27 NOV 2007 - 09h42min
estadão

Um e-mail falso circula na internet com a notícia de que o ator Tony Ramos, da Rede Globo, teria sofrido um acidente no Rio de Janeiro e estaria internado, respirando por aparelhos. A mensagem é enviada como se fosse comunicado oficial da rede de televisão e traz links maliciosos que, se clicados, levam a sites que podem conter vírus.


O remetente da mensagem é o endereço 'acidente.globo.mail@voxx.ws'. Abaixo do assunto "Toni Ramos fica soterrado no Rio", há um texto sobre o suposto acidente, uma foto de arquivo do ator (ainda de barba, para o personagem Miguel, da novela Laços de Família, exibida em 2000) e a "isca" para o internauta, a frase "Algumas imagens do acidente <exibir arquivo>".


O link aponta para um endereço desconhecido, que pode distribuir vírus e até iniciar o download de programas que infectam o computador.


O e-mail falso já circula há algum tempo na internet, pois aproveita o desabamento de terra sobre o túnel Rebouças, em outubro, como mote. A notícia diz que as chuvas causaram outro desabamento de terra que teria atingido Tony Ramos. Veja a mensagem falsa na íntegra (o texto foi reproduzido com a grafia original):


"O ator Toni Ramos sofre um acidente quase fatal em um desabamento de terra no Rio de Janeiro. Com as chuvas, muitos morros do Rio ficaram encharcados e com risco de desabar. O ator logo depois das gravações estava indo com seu carro para casa de amigos, onde foi pego de surpresa e fico soterrado por horas. O ator está internado e respira com aparelhos, mas de acordo com os médicos e questão de tempo que ele volte ao normal."


A assessoria da Rede Globo foi procurada, mas não respondeu aos telefonemas do estadao.com.br. O único pronunciamento da emissora sobre o e-mail falso foi publicado pelo colunista Ancelmo Góis, do jornal O Globo, em seu blog.


Outras ameaças


É comum o envio de e-mails com notícias e serviços falsos que infectam o computador de usuários. Empresas como Microsoft, Yahoo, eBay, Submarino, Symantec e programas de TV como o Big Brother Brasil usam o apelo comercial para atrair cliques aos links maliciosos. Bancos são os maiores prejudicados com a distribuição de spams.


Em setembro deste ano, a Receita Federal soltou um alerta para e-mails falsos distribuídos em seu nome. A mensagem dizia que houve problemas na restituição do Imposto de Renda do usuário e oferecia um link para consulta da quantia depositada na conta. A aparência do e-mail seguia fielmente o planejamento visual adotado pela Receita Federal, com logotipos da instituição e do Ministério da Fazenda.


Outro spam distribuído recentemente envolvia o navegador Internet Explorer e o leitor de e-mails Outlook Express, ambos da Microsoft. O e-mail falso noticiava o lançamento de novas versões para os softwares e solicitava ao usuário que clicasse em um link para atualizar os programas no computador. O link instalava um vírus.


O que fazer


Não há procedimento padrão, mas internautas devem sempre desconfiar do conteúdo de e-mails vindos de remetentes desconhecidos. Veja algumas dicas do fórum Tutomania:


1 - Desconfie de ofertas generosas - É improvável que bancos, lojas ou sites ofereçam presentes apenas ao clicar em determinado link.


2 - Desconfie do endereço - Analise o e-mail do remetente com cuidado e o link presente na mensagem. Há endereços muito parecidos com os reais (por exemplo: 'www.receita.fazenda.com.br', quando o original é ".gov.br")


3 - Não clique em links cujo final termina em ".exe" - Arquivos executáveis podem instalar programas maliciosos. O mesmo serve para finais ".src", ".bat" e ".zip".


4 - Repare nos erros - Problemas de ortografia e gramática são comuns em e-mails falsos. Repare que Tony Ramos foi escrito erroneamente com "i" no spam sobre o suposto acidente.


5 - Nunca faça downloads - A não ser que o remetente seja conhecido e não restem dúvidas da idoneidade, não baixe arquivos para o computador.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Familía faz homenagem à jovens recém casados

2
Geral

Homem é flagrado nu após ser obrigado a deixar roupas como garantia de pagamento em bar

3
Policial

Após tomar facada no coração, homem é largado em frente a uma padaria

4
Aquidauana

Aquidauana registra morte de paciente de 28 anos causada por coronavírus

Vídeos

Temporal durante a madrugada causa alagamentos e deixa moradores ilhados em Corumbá

Tata Werneck responde fã que comparou Aquidauana a ''Aquidauanus'' no instagram

Marca P Remates realiza 1° leilão de corte de 2021

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max31

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min23 max31

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,20m
Miranda
2,81m
Paraguai
0,64cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Vou...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Solidão, Solidariedade, Solicitude

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: NÃO HÁ LUGAR PARA TODOS NO PÓ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Particulares

Center Informática

Rua Manoel Antônio Paes de Barros, 725 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3159 / Fax
Locadora de Veiculos

Pellicione Motors

Rua Marechal Mallet, 366 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1217
Escolas de Línguas

Escola Inglês e Espanhol - PBF

Rua 15 de Agosto, 114 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4633
Ver Mais
Fale com a redação