06 de julho de 2022
Anuncie Aqui
Tecnologia

Em missão para conectar Piraputanga, nova antena 5G é inaugurada

24 JAN 2022 - 15h38min
Bruno Vinicius de Oliveira

Na era da informação, não ter acesso a internet é equivalente a estar preso no passado, desconectado do resto do mundo. Era assim que se sentiam os moradores de Piraputanga, um distrito de Aquidauana que teve que lidar por muito tempo com a falta de sinal de internet, principalmente aqueles que não conseguiam pagar internet por fibra ótica e que dependia da ajuda de vizinhos para que os filhos tivessem acesso às aulas online durante a pandemia.

Moradora acessando wi fi gratuito em escola de PiraputangaMoradora de Piraputanga usando wi-fi gratuito em escola (Foto: Henrique Kawaminami / Campo Grande News)

Isso, até a recente chegada de uma antena que distribui sinal 5G instalada na Escola Municipal Antônio Santos. A antena inaugurada hoje (22) permitirá que os habitantes acessem wi-fi gratuito enquanto estiverem dentro de um raio de até 500 metros da escola. O Programa Wi-fi Brasil, iniciado pela senadora Soraya Thronicke (PSL), é responsável pela instalação do sinal na escola, que até a última semana só tinha recebido o 2G, e garante que até 80 pessoas poderão acessar o sinal #Brasil simultaneamente.

Senadora Soraya Thronicke PSL esteve presente na inauguração de antena de sinal 5G em PiraputangaSenadora Soraya Thronicke PSL esteve presente na inauguração de antena de sinal 5G em Piraputanga (Foto: Henrique Kawaminami / Campo Grande News)

Residentes comemoraram a chegada da antena, entre eles está a senhora Valdomira da Silva Ferreira, aposentada de 63 anos que comentou como a chegada do sinal fará com que a população se sinta mais atualizada e conectada com o Brasil. 

“Sem internet, a gente se sentia atrasado, desatualizado, preso no tempo antigo, no passado. Moro a vida toda em Piraputanga. Eles cobram R $150 por mês pela internet por fibra óptica. Muitas famílias não têm como pagar e os filhos iam fazer tarefa na minha casa com internet emprestada, durante o isolamento”, contou.

Aposentada Valdomira da Silva Ferreira, de 63 anos, em escola de PiraputangaAposentada Valdomira da Silva Ferreira, de 63 anos, na inauguração de sinal 5G em escola de Piraputanga (Foto: Henrique Kawaminami / Campo Grande News)

A integração de Piraputanga com o resto do Brasil também é prioridade da senadora Soraya, que acompanhou a instalação da antena e comentou a importância do acesso gratuito. “Nesse momento de tanta polarização, queremos unir o Brasil. Temos que conectar as pessoas. Do que adianta você estar aqui nesse paraíso, mas desconectado? Assim, não temos isonomia e a conexão faz isso. A pessoa precisa ter os mesmos direitos e os mesmos acessos” declarou.

De acordo com a senadora, o equipamento instalado faz parte de um pacote que visa a construção de outros 33 aparelhos do tipo pelo estado, além dos 11 já implantados, um total de um milhão de reais em emendas parlamentares.

Sandra Rosa de Azevedo e Silva, 57 anos, moradora e diretora da escola escolhida para a instalação da antena, comentou como a chegada do sinal facilitará a vida em Piraputanga,  “Tudo o que a gente precisa fazer necessita da internet hoje” comentou.  

Representantes do município de Aquidauana, do distrito Pirraputanga e senadora Soraya Thronicke (PSL) durante inauguração de antena 5GRepresentantes do município de Aquidauana, do distrito Pirraputanga e senadora Soraya Thronicke (PSL) durante inauguração de antena 5G

Wilsandra Lima Beda, Secretária Municipal de Educação de Aquidauana, também refletiu sobre a importância da internet para a eficácia dos atendimentos e serviços oferecidos pelo município, tanto para moradores quanto para turistas. “Hoje em dia, tudo o que se faz é pela internet. Além de ajudar na qualidade de atendimento à população, melhorando o serviço na Educação, a internet vai ajudar os turistas que visitam o distrito aos finais de semana” declara Wilsandra.

 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Sargento Altino passa mal e falece em Aquidauana

2
Anastácio

Velório de Sargento Altino começa às 13 horas em Anastácio

3
Policial

Justiça arquiva inquérito que investigava morte de militar em quartel de Aquidauana

4
Policial

Jovem é detido após empinar moto na frente de policiais em Aquidauana

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Empresário une esportes e loja Black Fish tem Clube de Tiros Orsi em seus serviços

Previsão do Tempo

min21 max32

Aquidauana

Parcialmente nublado
min21 max32

Anastácio

Parcialmente nublado

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,00m
Miranda
2,06m
Paraguai
2,46m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Diante...

Raquel Anderson

Aquidauanês!

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"6º ENCONTRO DAS RELÍQUIAS"

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Cacimba Sorveteria

R. Manoel Antônio Paes de Barros, 616 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6272
Bancos

Banco Bradesco

Rua 7 de Setembro, 770 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1556 www.bradesco.com.br
Escolas Estaduais

Escola Estadual Felipe Orro

Rua Carlos pereira Bandeira, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1206
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo