A chinesa Lenovo, terceira maior fabricante de computadores do mundo, anunciou hoje que lançará um novo computador pessoal a US$ 199 para atender a demanda nas zonas rurais mais pobres da China.
"Oferecemos a nossos distribuidores nas regiões rurais produtos de US$ 199 a US$ 396", disse o presidente da Lenovo na China, Cheng Shaopeng, em declarações publicadas pela agência oficial de notícias "Xinhua".
A companhia anunciou que estabelecerá 5.000 novas agências de marketing para expandir seus serviços de vendas a cerca de 300 mil localidades rurais, e aumentará suas campanhas de promoção.
A medida, segundo Chen, não é questão de caridade. Trata-se de "investir no mercado rural, porque isso nos ajuda a conseguir uma taxa de crescimento duas vezes maior do que a média do mercado".
Após reduzir os custos da empresa com a demissão de 1.400 pessoas (5% de seus funcionários), a Lenovo anunciou ontem (2) que obteve lucro líquido de US$ 66,8 milhões no primeiro trimestre financeiro da companhia, doze vezes a mais que no ano passado.
Os maiores concorrentes da Lenovo, a HP e a Dell, não fizeram comentários sobre a nova estratégia da companhia chinesa, mas "também realizarão medidas parecidas no futuro", segundo analistas citados pela agência.
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