X
Tecnologia

Empresa mostra supercomputador movido a pedaladas

Com o objetivo de ilustrar o baixo consumo de energia exigido pelo seu supercomputador baseado em Linux, a companhia SiCortex exibiu seu modelo de alta performance operando bilhões de cálculos por segundo, enquanto uma equipe variando entre oito e dez ciclistas pedalava para manter a supermáquina em funcionamento.


Pedalando bicicletas profissionais da marca Trek, os ciclistas produziram em média 260 Watts cada para alimentar eletricamente o supercomputador SC648, durante apresentação na feira de inovação tecnológica Wired NextFest, nos Estados Unidos.


Para a SiCortex, o consumo de energia tem se tornado uma das questões mais importantes a ser levada em conta na supercomputação, não só pelo que é exigido para operar os computadores, como também pela energia necessária para refrescar essas máquinas que geram muito calor, informou o site I4U.


"Há dez anos, essa análise era impossível até mesmo para os maiores computadores, e agora está sendo feita por uma máquina movida a bicicleta", comparou o CEO da SiCortex, John Mucci. "Mas essas ferramentas só vão proliferar se aprendermos a desenhá-las para serem auto-sustentáveis".


O documento completo que traz mais detalhes sobre o projeto pode ser lido, em inglês, no atalho tinyurl.com/25fvjm.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Geral

Acidentes em rodovias federais matam 6,16 mil pessoas em 2024

PRF diz que 84,5 mil se feriram em mais de 73 mil sinistros

Geral

Ministério do Turismo cancela cadastro da Hurb

Empresa já estava proibida de vender pacotes com datas flexíveis e, agora, perde também o registro no Cadastur

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo