Em um paÃs onde nada menos do que 98% das empresas instaladas são de pequeno e médio portes, de acordo com o Sebrae (Serviço de apoio à micro e pequena empresa), é mais do que natural que os fornecedores de software e hardware se interessem e criem novos formatos de ofertas de seus produtos para esse segmento.
Um dos mais interessantes modelos de comercialização das soluções de Tecnologia da Informação (TI) atualmente - e que vem ganhando força à medida que mais concorrentes ingressam nessa arena - é o da venda de software como serviços. O formato é conhecido pela sigla SaaS, ou Software as a Service, em inglês.
"A oferta é ideal para a empresa que precisa do software, mas que não pode arcar com todo o gasto em infra-estrutura de hardware, além de equipes internas de TI", afi rma Fernando Aires, analista de software da IDC Brasil. "Mesmo sendo empresas menores, seus negócios também demandam soluções de CRM, ERP ou qualquer outra que lhes ajude a ganhar produtividade", completa Aires.
De fato, os fornecedores, embora alguns ainda estejam em fase inicial de suas estratégias, já trazem para as pequenas empresas soluções de todos os tipos em forma de serviço, indo além do software. A IBM, por exemplo, oferece terceirização não apenas de suas soluções, mas dos ativos e serviços de integração envolvidos.