30 de junho de 2022
Anuncie Aqui
Tecnologia

Entra em operação Xian, o primeiro robô a atuar nos processos do PJMS

Na prática, as tarefas que não demandam análise são terceirizadas para o robô

6 MAI 2022 - 14h41min
Redação

A justiça sul-mato-grossense colocou em operação o robô Xian – iniciando a Automação Robótica de Processos (Robotic Process Automation/RPA) do PJMS. O fato aconteceu nesta quinta-feira (5) e contou com a presença do Desembargador Eduardo Contar, presidente do Tribunal de Justiça, de juízes auxiliares e da equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI).

Central Pax_10

Para marcar a data, simbolicamente foi criada até uma certidão de nascimento do primeiro trabalhador digital do Poder Judiciário de MS e um avatar para simbolizá-lo como o primeiro robô a realizar atividade em ambiente de produção dos processos do PJMS efetivamente.

A automação robótica de processos é uma tecnologia de software que facilita a construção, a implantação e o gerenciamento de robôs de software que imitam ações humanas, interagindo com sistemas de softwares digitais. A novidade tecnológica é resultante da necessidade de automações para a Central de Processamento Eletrônico (CPE) para otimizar o trabalho intelectual.

Na prática, as tarefas que não demandam análise são terceirizadas para o robô, deixando para os servidores tempo para cuidar de outros itens no trâmite do processo. Esse primeiro robô, o Xian, que já movimentou o primeiro processo em produção, realiza suas atividades em 75 segundos enquanto um servidor realiza as mesmas tarefas em 15 minutos, em média.

Em uma análise rápida, os benefícios de se ter essa tecnologia em favor da justiça de MS impressionam: o robô realiza tarefas até cinco vezes mais rápido que um ser humano, resultando e imediato aumento de produtividade; é possível ajustar o número de robôs de acordo com a demanda; o robô mantém o padrão de qualidade nas tarefas para as quais está programado a desenvolver e atua em tempo integral, em alta performance.

O uso da automação robótica de processos resulta ainda em significativa redução dos erros de processamento, já que segue fielmente sua programação, não existindo risco de erros na execução das tarefas quando bem definidas. Além disso, o robô otimiza a integração de aplicativos e sistemas, podendo ser programado para realizar tarefas em períodos agendados ou 24 horas por dia, durante o ano inteiro.

A utilização do Xian não representa apenas celeridade na entrega da justiça para a população – converte-se em benefícios financeiros para o Poder Judiciário. Uma conta simples pode mostrar a praticidade da utilização desse robô: um servidor realiza seis tarefas em uma hora de trabalho enquanto o robô realiza 120 dessas mesmas ações, no mesmo prazo. Em 30 dias, um servidor pode contabilizar 135 ações e o Xian chega a 3.600.

 

 

 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Ladrão tenta fugir pelo telhado após invadir comércio no centro de Aquidauana

2
Aquidauana

Moradores denunciam construção abandonada em Aquidauana

3
Aquidauana

De garçom a tratorista: confira as vagas em Aquidauana hoje

4
Policial

Detentos atacam policiais penais e fogem do presídio da Gameleira

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Empresário une esportes e loja Black Fish tem Clube de Tiros Orsi em seus serviços

Previsão do Tempo

min18 max31

Aquidauana

Predomínio de sol
min17 max31

Anastácio

Predomínio de sol

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,00m
Miranda
2,06m
Paraguai
2,46m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Mais...

Raquel Anderson

Aquidauanês!

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"6º ENCONTRO DAS RELÍQUIAS"

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pousadas

Fazenda Pantanal

Nhecolândia, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8312 / 998 www.fazendapantanal.com.br
Hospitais/Postos de Saúde

Hospital da Cidade - Associação Aquidauanense de Assistência Hospitalar

R. Manoel Antonio Paes de Barros, 1424 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3636
Advocacia

Dr. Jair dos Santos Pelicioni / Dr. Jonas Marinho Pelicioni

Rua Manoel Aureliano da Costa, 634 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6226 / 812
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo