O acesso ao Internet banking brasileiro caiu 7%. A queda é atribuída ao receio dos correntistas de serem vítimas dos golpistas online. Em contrapartida, cresceu volume de transações pelos terminais de auto-atendimento, revela o estudo Painel da Indústria Financeira 2006 - Premium, realizado pelo Instituo de Pesquisa Fractal. O levantamento ouviu 2.481 pessoas nas principais capitais do Brasil entre 2005 e 2006, com idade entre 31 e 50 anos.
A queda do uso do Internet banking é justificada pela exigência de investimentos em sistemas de segurança e tecnologia dos bancos. Celso Grisi, diretor presidente da Fractal e professor da FEA (Faculdade de Economia, Administração) da USP diz que os correntistas estão mais receosos de acessar os serviços por causa das fraudes na Web e a invasão dos sistemas bancários.
O professor afirma que os clientes de bancos acessaram menos os canais de Internet entre 2005 e 2006 para fazer transferências simples como pedidos de extratos e pagamento de contas.
Já os serviços de máquinas de auto-atendimento cresceram, em média, 6,5% de 2005 para 2006. Um índice de destaque foi a redução nos contatos por telefone feitos pelos clientes das instituições financeiras.
"Tendo como principal meta a redução do número de idas às agências, este tipo de consumidor procura bancos que ofereçam formas alternativas de fazer seu banking, produtos diferenciados e de alta qualidade, além do bom nível de atendimento e rentabilidade nas aplicações", avalia Grisi.
Economia
Duas projeções diferentes, divulgadas nesta terça (14), apontam que a produção de grãos, leguminosas e oleaginosas devem superar a do ano passado, com índice entre 8% e 10%
Educação
O procedimento da matrícula é feito on-line
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