11 de maio de 2021
Anuncie Aqui
-->
Tecnologia

Games estimulam busca pelo conhecimento, diz estudo

18 AGO 2008 - 07h39min
G1

Quem assiste de fora ainda deve achar que no comando de controles, mouses e teclados estão "viciados em joguinhos". Mas quem deixa o preconceito de lado, ou quem transforma a observação em estudo científico, percebe que os "fanáticos" são, na verdade, pessoas comuns que têm em mãos uma poderosa ferramenta de aprendizado.


Estudos apresentados neste domingo durante a Convenção Anual da Sociedade Americana de Psicologia, em Boston (Massachusetts, EUA), indicam que os games podem incentivar o raciocínio científico, a troca de conhecimentos e até aprimorar a habilidade de médicos em suas cirurgias.


O RPG on-line "World of warcraft", que tem cerca de 9 milhões de assinantes no mundo, foi o alvo do estudo "Informal Scientific Reasoning in Online Game Forums". Pesquisadores colheram aleatoriamente no fórum de discussão oficial cerca de 2 mil mensagens sobre diversos assuntos do jogo, registradas em novembro de 2006.


O objetivo era analisar a comunicação entre os jogadores e observar que tipo de conversas aconteciam ali. Conclusão: os jogadores se valem do "raciocínio científico" para obter as respostas que procuram, melhorar a preparação de seus personagens e evoluir mais rápido no mundo virtual de "WoW". No jogo, cada pessoa cria seu próprio personagem, com diferentes habilidades e poderes, e escolhe se fará parte da Aliança ou da Horda (espécie de conflito entre o bem e o mal).


Segundo o estudo, os jogadores utilizam matemática, modelos de lógica, testes e hipóteses para solucionar os desafios do game. Por se tratar de um MMORPG (jogo on-line para diversos jogadores simultâneos), "World of warcraft" funciona melhor quando os jogadores trabalham em equipe - seja para cruzar um território inimigo ou derrotar um "chefe" poderoso. Eles podem se organizar em clãs (equipes) e estabelecer verdadeiros laços de amizade enquanto massacram inimigos, coletam moedas de ouro e colecionam horas de aventura.


"Esses fóruns ilustram como as práticas intelectuais para melhorar seu papel em um jogo são espelhadas no raciocínio científico da vida real", diz Sean C. Duncan, da Universidade de Wisconsin, que liderou o estudo. "Os jogadores estão discutindo abertamente suas estratégias e pensando, criando um ambiente em que a razão científica informal vai sendo desenvolvida enquanto você joga".


Habilidade nas mãos


Um segundo estudo reuniu 303 cirurgiões para avaliar suas habilidades manuais em tarefas exigidas durante operações médicas. Nesse teste, médicos que jogaram games que trabalham com noções espaciais e destreza manual foram mais rápidos nas tarefas propostas do que os profissionais que não tiveram contato com games.


Douglas Gentile, psicólogo da Universidade Estadual de Iowa, lembra que a influência dos games deve ser analisada sob diversos aspectos. "Os efeitos dos games podem se manifestar de diversas maneiras, desde a quantidade que você joga, o conteúdo em questão, os elementos que exigem sua atenção na tela e os mecanismos de comando", diz. "Isso significa que os jogos não são 'bons' ou 'maus', mas são ferramentas educacionais poderosas e estimulam muitos efeitos que não esperávamos que pudessem estimular".

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Mulher morre em Palmeiras após reclamar de reações de vacina contra Covid-19

2
Aquidauana

Homem passa mal, perde controle da direção e veículo vai parar na calçada de loja em Aquidauana

3
Aquidauana

Após perder o marido, aquidauanense Araci Coutinho morre de complicações da covid-19

4
Geral

Acidente entre motos deixa feridos em Anastácio

Informe Publicitário

Informe

Com 30 anos no mercado, Atlântico Super Center inaugura filial em Aquidauana

Previsão do Tempo

min18 max30

Aquidauana

Dia de sol, com muitas nuvens à tarde. À noite a nebulosidade diminui.
min18 max30

Anastácio

Dia de sol, com muitas nuvens à tarde. À noite a nebulosidade diminui.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,09m
Miranda
2,10m
Paraguai
1,69m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Vou...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

5 De Maio Dia Internacional Da Língua Portuguesa

Rosildo Barcellos

Indizíveis Vicissitudes

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Camping

Camping Aguapé - Estrada da Margem Esquerda

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 686-1036/9986-0 www.pousadaaguape.com.br
Pousadas

Fazenda Santa Sophia

Rio Negro, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3686-2025
Médicos

Ademir Bossay Candia - Pediatria

Rua 7 de Setembro, 486 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2894
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo