O ministro da Cultura, Gilberto Gil, afirmou, na noite desta segunda-feira, que a Internet está contribuindo para a redução da violência nas favelas do Rio de Janeiro. Segundo Gil, o surgimento de dezenas de lan houses em áreas carentes atrai os jovens e os afasta do tráfico de drogas. As declarações foram feitas após um debate sobre novas tecnologias no Circo Voador, no centro do Rio de Janeiro.
Questionado se os estabelecimentos estão favorecendo a diminuição da criminalidade, Gil foi enfático: "sem dúvida alguma. Elas (lan houses) não precisam nem ser incentivadas pelo poder público. Elas são iniciativas das comunidades. Talvez o governo nem precise se meter nessa história. Esses estabelecimentos são de microempresários", destacou o ministro.
Ele disse ainda que as lan houses estão facilitando a comunicação entre moradores de áreas dominadas por facções criminosas diferentes. "As lan houses estão quebrando essa lógica porque as pessoas estão utilizando a privacidade que é proporcionada, passando por cima de todas as barreiras", afirmou.
O ministro contou ainda que tomou conhecimento de um casal de namorados que só se conheceu por causa da Internet, pois os dois moravam em comunidades dominadas por traficantes rivais.
O debate no Circo Voador foi promovido pelo Ministério da Cultura, paralelamente à segunda edição do Fórum Mundial de Governança da Internet, que está sendo realizado, esta semana, no hotel Windsor.