X
Tecnologia

Governo pode anunciar padrão de rádio digital sem ter resultado de testes

Caso cumpra prazo inicial, definição da Anatel sai em setembro, um mês antes dos relatórios sobre testes divulgados pela Abert.


Mesmo com a promessa da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) de entregar relatórios sobre os testes com rádio digital em 60 dias, a definição do governo quando ao padrão de transmissão pode sair antes disto.


Caso cumpra o prazo original, o conselho consultivo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deverá apresentar sua proposta final até o dia 14 de setembro, com os resultados dos testes de apenas uma rádio brasileira.


Atualmente, 16 emissoras de rádio AM e FM operam em caráter de teste no sistema norte-americano In Band on Chanel (Iboc). Outras 42 já pediram autorização à Anatel, mas ainda não iniciaram os testes.


As únicas emissoras que irão testar o sistema europeu Digital Radio Mondiale (DRM) em ondas curtas (OC) são a Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB) e a Radiobrás. Os testes ainda não começaram.


O diretor de TV Digital do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), Juliano Castilho Dall`Antonia, alerta que é preciso ter um volume razoável de dados para responder categoricamente qual sistema é o melhor.


Por outro lado, o presidente da Abert, Daniel Slaviero, acredita que "a discussão está muito madura" e os relatórios "vêm só contribuir no seguinte sentido: se a cobertura digital está maior, igual ou menor que a analógica. Não vêm necessariamente argumentar ou questionar a qualidade do padrão".


As 16 emissoras de rádio AM e FM que realizam testes com o sistema americano Iboc se localizam nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.


Mas para Juliano Dall`Antoni, do CPqD, "estes testes estão muito pulverizados", já que são feitos em apenas uma emissora de São Paulo e outra em Porto Alegre, e não em várias.


O presidente da Abert discorda. Segundo ele, "os testes têm caminhado muito bem e a migração traz um salto de qualidade impressionante". O que falta, para o executivo, e está causando a maior dificuldade para as rádios, é "a definição por parte do governo".

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Meio Ambiente

Desmatamento no Cerrado cai 22% em meio a avanço dos incêndios na Amazônia

Bioma já perdeu mais da metade de sua vegetação nativa

Desenvolvimento

Banco do Brasil anuncia R$ 230 bilhões para o Plano Safra 2025/2026

Na safra anterior, o Estado contratou R$ 12,7 bilhões em financiamentos

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo