Um novo método está ajudado o HC (Hospital das Clínicas) de São Paulo, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, a combater o melanoma, mais conhecido como câncer de pele. A técnica consiste no mapeamento panorâmico corporal, por meio de fotografias digitais de todo o corpo do paciente, com imagens em alta resolução.
Todas as pintas suspeitas são enumeradas e fotografadas por um dermatoscópio, aparelho que amplia em até dez vezes o tamanho da área lesada e, com o auxílio de filtros de luz, permite a avaliação de estruturas na profundidade da pele não visíveis a olho nu.
Segundo o HC, o exame reduziu significativamente o número de biópsias e cirurgias desnecessárias e vem possibilitando o diagnóstico de melanomas finos, difíceis de serem avaliados clinicamente. O mapeamento também tem permitido aos médicos dermatologistas detectarem outros tipos de câncer de pele, por meio de análises mais aprofundadas das imagens.
"Esta nova técnica agiliza o trabalho de identificação dos melanomas, permitindo o rápido diagnóstico, o que é fundamental para o tratamento", afirma o dermatologista Gustavo Alonso, do HC.
Majestosa
Além da aparição registrada perto do posto da PRF, outra onça ou possivelmente o mesmo animal teria sido vista na área do Porto Geral
Sorte
Apostas devem ser feitas até 19h deste sábado
Voltar ao topo