13 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Tecnologia

Internautas tiram Mario Paint do baú para fazer covers no YouTube

5 MAI 2008 - 09h04min
folha on line

O cogumelo é o atabaque. A flor, um instrumento de sopro. Apertando o coração dá para descolar um baixo. Assim, internautas transformam o clássico joguinho Mario Paint, uma diversão dos anos 90 para quem tinha o videogame Super Nintendo, em febre na internet.

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 12

Já há mais de mil produções musicais feitas a partir do game e publicadas no site de vídeos YouTube. Algumas são bastante toscas, outras de cair o queixo --quase todas covers de "hits".


As criações foram impulsionadas por uma versão não-oficial do jogo para PC que roda na web (www.unfungames.com/mariopaint/). Leve, grátis e fácil de usar, o emulador Mario Paint Composer permite compartilhar as canções com outros internautas, embora haja corajosos que façam todo o processo no próprio console, filmem e lancem na rede. Ele também possui um concorrente, o Mario Sequencer, mais difícil de achar e operar.


"Há um sentimento de nostalgia. Além disso, já existe uma grande e crescente comunidade de compositores de Mario Paint com seguidores. Está virando uma forma de expressão 'underground'", define Adolfo Baez, 25, DJ de uma casa noturna de Guadalajara, no México.


Lançado oficialmente em 1992, o Mario Paint chamou atenção da garotada por empregar mouse em vez do joystick. O cartucho possibilita produção de pequenas e limitadíssimas animações, disputa em minijogos, composição de músicas, entre outras brincadeiras. A plataforma não chegou a ser um sucesso: num levantamento da Nintendo, aparece como o 162º melhor jogo numa lista de 200.


Qual é a graça?
As limitações para quem tenta produzir algo além do juvenil são grandes. No geral, as músicas soam como "ringtones" de celulares mais arcaicos --o jogo rodava em processador de 8 bits.


As combinações remetem ao mundo do herói-encanador: estrelas, dinossauros, barcos, cada um tem sua sonoridade. Conforme o Mario vai pulando em cima das figuras, os sons vão surgindo. Os covers vão de "Smell Like a Teen Spirit" (Nirvana), mixado por Baez, ao tema de "Missão: Impossível", organizado pelo gerente de vendas alemão Nico Sauer, 25.


"A graça é que você enfrenta um monte de restrições e tem muita dificuldade em criar algo complexo, que soe bem", diz Sauer, que vive em Dinslaken, no oeste do país. Para seus adeptos, ao misturar música e jogo, Mario Paint seria uma espécie de "protoGuitar Hero".


Um dos mais famosos covers de Mario Paint foi feito em cima de "Clocks", sucesso dos britânicos do Coldplay. O vídeo tem quase 340 mil cliques e foi gravado a partir do jogo original. Apesar da destreza, registra pouco mais da metade de acessos de "Never Gonna Give You Up" do cafonão Rick Astley, muito mais simpático na versão Mario Paint Composer.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Entretenimento

Faustão é internado às pressas, Tiago Leifert apresentará o Domingão e Boninho se manifesta

2
Aquidauana

Falece o segurança Marcos Paulino, o Marcão

3
Geral

Motorista entra na contramão e causa acidente no bairro Alto

4
Geral

Com novas doses da Astrazeneca, Aquidauana continua vacinação contra covid

Informe Publicitário

Informe

Selenita Semijoias tem o presente perfeito e sorteio de Dia dos Namorados

Previsão do Tempo

min14 max28

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min14 max28

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,05m
Miranda
1,88m
Paraguai
1,49m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Todo...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AUTOESTIMA FEMININA: FORTIFICÁ-LA!

Rosildo Barcellos

A Retomada de Corumbá

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Cid Yukio Kuchida - Pediatria

Rua Manuel Antonio Paes de Barros, 1044 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1621
Confecções

Rocha Forte

Rua Duque de Caxias, 791 Centro - 79200000 Aquidauana/MS (67) 3241-4801
Telefones Úteis

Exercito Brasileiro - 9º Batalhão de Engenharia e Combate - 9º BEComb

Rua Duque de Caxias, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1600
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo