20 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Tecnologia

iPhone leva fabricantes de celulares a pensar mais simples

11 JAN 2008 - 08h54min
terra

Como a maioria dos grupos industriais, os fabricantes de celulares constantemente introduzem novos produtos, na esperança de que um deles se torne o novo sucesso do mercado. E ainda que o calendário esteja repleto de oportunidades para colocar à venda novas e reluzentes engenhocas, poucas conquistam o destaque da Consumer Electronics Show, feira setorial realizada esta semana em Las Vegas.


Este ano a Motorola lançou diversos celulares, entre os quais o modelo MOTO Z10, que permite que os usuários editem vídeos no aparelho antes de enviá-los por e-mail ou subi-los para a Internet.


A Sony Ericsson lançou um novo modelo articulado, o Z555, que pode ser parcialmente controlado por movimentos de mão. A idéia é permitir que o usuário fatigado ou apressado economize o esforço de abrir o aparelho para falar ou encerrar outras funções que estejam em uso.


O que mais os fabricantes de celulares estão levando em conta enquanto contemplam o futuro do celular? Os aparelhos serão maiores, menores, mais leves?


Para começar, concorda a maioria dos analistas, os fabricantes se concentrarão em tornar os celulares mais simples - e devemos agradecer ao iPhone por pelo menos parte dessa decisão. As funções essenciais serão mais fáceis de localizar e será necessário apertar menos teclas para acioná-las.


"Não importa muito que opinião você tenha sobre a facilidade ou dificuldade de uso do iPhone", diz Jessica Sandin, diretora da divisão de telefonia móvel da consultoria de comunicação estratégica móvel Fathom Partners.


"O celular da Apple levou os fabricantes a voltar a pensar sobre a facilidade de uso. Muitos fabricantes de celulares perderam o rumo, à medida que incluíam mais e mais funções em seus aparelhos, o que os tornou mais e mais difíceis de usar".


Isso não significa que não existirá espaço para um celular inovador, que crie ruído no mercado e atraia vendas. A Nokia está de olho nas possibilidades de divulgação viral, enquanto continua tentando reforçar sua posição de mercado, e por isso é possível que esteja tentando construir um celular que serviria como uma espécie de canivete suíço da telefonia móvel - combinando um teclado convencional, um teclado numérico e um console de videogames.


De acordo com o site electronista.com, a empresa solicitou patentes para um celular deslizante triplo, capaz de realizar o trio de funções descrita acima. Uma porta-voz da Nokia não confirmou o pedido de patente.


Patentes nem sempre resultam em produtos finais, mas elas oferecem um vislumbre daquilo em que os fabricantes de celulares estão trabalhando. Outro site, o unwiredreview.com, afirmou que a Sony Ericsson estava desenvolvendo um celular que limparia a própria tela automaticamente a cada vez que é fechado - talvez um recurso não muito necessário, mas que economizaria aos usuários muitos minutos de esfregação de tela com as mangas de suas camisas.


Enquanto as empresas procuram por uma idéia que propicie vendas elevadas, também existe espaço, em meio ao bilhão de celulares vendidos a cada ano, para produtos especializados como um aparelho que se limpe automaticamente. A Nokia domina o mercado mundial de celulares - que continua a crescer em torno de 20% ao ano mesmo depois de anos de expansão ininterrupta -, com participação próxima aos 40%. A Samsung e a Motorola completam a lista das três maiores empresas do setor.


Quaisquer que sejam os recursos que eles venham a oferecer, a próxima grande novidade no mercado de celulares não deve ser muito grande em termos de tamanho, os analistas concordam.


Um celular precisa se encaixar confortavelmente nas mãos do usuário ou no bolso de suas calças. Isso está se tornando um desafio cada vez maior, já que os novos recursos que os celulares passaram a oferecer criaram um paradoxo que seus fabricantes precisam enfrentar.


"A tendência dominante é permitir que as pessoas façam cada vez mais coisas com os seus aparelhos", disse Sandin. "Muitas das novas funções têm orientação visual pronunciada e exigem telas maiores, e portanto aparelhos maiores, para que se possa executá-las bem".


E dada a volatilidade das preferências dos consumidores de celulares, que nesse sentido se assemelham muito aos adeptos da moda, os fabricantes precisam acelerar o período de desenvolvimento dos novos modelos, reduzindo o tempo que separa o trabalho inicial de design e o lançamento comercial dos produtos.


Isso significa que os celulares que serão lançados no final deste ano provavelmente nem começaram a ser projetados pelos engenheiros dos fabricantes, hoje.


"Tudo o que concerne ao projeto e produção dos celulares precisa ser realizado com muita rapidez, para reduzir o prazo entre a idéia e o lançamento concreto de um produto a apenas alguns meses", disse John Marshall, vice-presidente de marketing de produtos da Sony Ericsson durante a feira de eletrônica em Las Vegas. "O mercado se movimenta muito rápido, e por isso é necessário minimizar o prazo de desenvolvimento".

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Tempestade causa enchente, alaga ruas e interdita ponte em Nioaque

2
Anastácio

Noivos vendem cachorro-quente para realizar sonhada festa de casamento

3
Aquidauana

Princípio de incêndio em borracharia mobiliza bombeiros em Aquidauana

4
Geral

Primeiras 8,4 mil doses da vacina contra Covid-19 já estão em Aquidauana

Vídeos

Após chuvas, árvore cai em cima do telhado de residência em Corumbá

Com período chuvoso intenso, rio Aquidauana sobe e chega a 5 metros

Após acidente de trânsito envolvendo carro e moto, vítima é levada para pronto socorro

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max28

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min22 max28

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
5,92m
Miranda
4,05m
Paraguai
0,94cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Mariana Thomé

Corrupção: o mal que deve ser inibido e que impede o ...

Rosildo Barcellos

Pneu verde

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Automóveis

Centro Automotivo Globo

Rua Theodoro Rondon, 347 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4357
Informática

Genius Escola de Formação Profissional

Rua Estevão Alves Corrêa, 2011 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4118
Distribuidoras de Gás

Liquigás - Lig Gás

Rua Oscar Trindade de Barros, s/n Santa Terezinha - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2323
Ver Mais
Fale com a redação