X
Tecnologia

Leitores eletrônicos, Android e Tablet serão destaques em 2010, dizem analistas

Quem não comprar um desses no Natal, provavelmente o fará em 2010: os leitores eletrônicos serão, segundo especialistas, a estrela do ano que vem, para o qual se espera uma onda de celulares com o software Android e possivelmente a chegada do esperado Tablet PC da Apple.


Embora o Kindle, da Amazon, seja o mais popular até agora, a oferta de modelos no mercado de e-books é cada vez mais ampla e os preços estão caindo para níveis cada vez mais acessíveis.


Analistas preveem que o setor de e-books crescerá de forma exponencial nos próximos anos, modificando o setor editorial do mesmo modo que o iPod da Apple revolucionou o da música on-line já há quase uma década.


Segundo um recente relatório do banco Credit Suisse, as vendas de leitores eletrônicos passarão do primeiro milhão de unidades registradas em 2008 para 32 milhões em 2014. No ano que vem, o número de concorrentes no mercado só deve crescer.


Spring Design e Plastic Logic, duas companhias da baía de San Francisco (Estados Unidos), entrarão em cena em janeiro com dois esperados leitores eletrônicos focados não só no download de livros, mas também no setor empresarial, porque também permitirão a navegação na Internet e trabalhar com documentos de Excel, PowerPoint ou do tipo PDF.


Tablet


A Apple também pode estar a ponto de entrar neste mercado, mas possivelmente o fará com um aparelho que vai além do leitor eletrônico convencional.


Segundo um relatório da empresa de consultoria Oppenheimer baseado nos pedidos de provedores da Apple, a fabricante dos computadores Mac pode lançar seu esperado tablet PC a próxima primavera.


O relatório diz que se trataria de um computador portátil com forma de tábua, tela touch screen de LCD de dez polegadas similar à do telefone celular iPhone e um preço de quase US$ 1.000 nos EUA.


Mas pode ser que esta não seja a única surpresa da Apple para 2010.


Alguns analistas dão como certo que o iPhone4G, a nova geração do iPhone, chegará ao mercado antes do meio de 2010, e afirmam que a companhia já entrou em contato com a Foxconn, uma fabricante de produtos tecnológicos com quem a Apple colaborou no passado para a produção do celular.


O próximo iPhone terá provavelmente câmera de 5 megapixels, um processador mais rápido e outras funções como a possibilidade de participar de videoconferências.


Tudo pode ser pouco para manter o ritmo de vendas frente aos telefones celulares com a plataforma do sistema operacional Android, do Google, pois alguns destes modelos, como o Droid, da Motorola, se tornaram sérios concorrentes para o móvel da Apple.


A companhia de pesquisa de mercados CCS prevê uma avalanche de telefones dotados com o Android em 2010. Ao redor de 50 novos modelos chegarão ao mercado no ano que vem, entre eles alguns de fabricantes como HTC e Sony Ericsson.


Paralelamente, os preços dos celulares com este sistema cairão para a faixa dos US$ 100 sem subvenções por parte das operadoras, acrescentam os analistas.


O ano de 2010 pode ser também o ano de outro produto com o qual Google espera revolucionar a forma na qual usamos o e-mail e nos comunicamos na Internet.


O Google Wave, a nova ferramenta de colaboração on-line do site de buscas, poderia ser acessível para o grande público antes de finais de ano, assinalaram recentemente seus próprios criadores. Por enquanto, está disponível só em versão beta e para um reduzido número de internautas convidados pelo Google.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Economia

MegaFeirão Serasa Desenrola é lançado com painel sobre Educação Financeira

O mutirão emergencial visa estimular a renegociação de dívidas, facilitando a vida de consumidores de todo o que país podem acessar ofertas especiais de várias formas, digitais ou presenciais

Educação

MEC publica portaria que regulamenta o Fies Social

Serão beneficiados pela portaria estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo cadastrados no CadÚnico

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo