Uma versão em 3D do ônibus espacial Endeavour está sendo preparada em conjunto pela Microsoft e pela NASA, agência espacial americana. A visita emprega o software Photosynth Viewer. Na reconstrução digital proposta, o sistema permite examinar o veículo orbital em um nível de detalhe sem precedentes. A NASA já estuda outros usos para a tecnologia.
De acordo com a agência de notícias CNet News, o programa se assemelha a um jogo em 3D: pode-se explorar a nave, andar em volta dela ou mesmo voar ao seu redor. Os primeiros resultados da parceria entre Microsoft e NASA podem ser vistos no site NASA Photosynth Home.
Segundo Chris Kemp, diretor de desenvolvimento estratégico da NASA, o Photosynth poderia ser usado em outras aplicações como inspecionar a Estação Espacial Internacional e monitorar locais de pouso na Lua.
O Photosynth é um software desenvolvido pela Microsoft e pela Universidade de Washington que analisa um conjunto de fotos de um determinado objeto em busca de semelhanças e pontos comuns. Depois, constrói um modelo em três dimensões desse objeto a partir das imagens.
As fotos não precisam ser especialmente produzidas para o programa: um vídeo com uma demonstração do software, que pode ser visto no YouTube, mostra a reconstrução virtual da Catedral de Notre Dame, em Paris, usando apenas fotos produzidas por desconhecidos e obtidas no site flickr.
O programa só funciona no Windows XP e no Windows Vista - usuários de Windows 2000 e anteriores, Macintosh e Linux ficam de fora. Mais informações sobre o Photosynth podem ser obtidas no site labs.live.com/photosynth.
Meio Ambiente
Setembro concentrou mais da metade de toda área queimada em 2024
Polícia
Vítima foi ferida no tórax pelo companheiro
Voltar ao topo