A nanotecnologia começa a fazer parte da fabricação de tecidos. A grife italiana Fila de produtos esportivos lançou no Brasil uma linha de roupas hightech. São camisetas, shorts, bonés, jaquetas, entre outros artigos, produzidos com tecnologias que ajudam na prevenção do câncer de pele e inibem odores desagradáveis ocasionados pela proliferação de bactérias durante a prática esportiva.
As novas linhas leva a nanotecnologia de Ãons de prata. A confecção passou por um tratamento antiodor em que os tecidos - poliamida e poliéster - são impregnados com partÃculas ultrafinas de prata.
Segundo a empresa, todas as peças possuem proteção permanente e evitam o odor desagradável, a descoloração e as manchas. Além de acabar com os micróbios, a nanotecnologia garante o prolongamento da vida útil do produto.
Outra tecnologia indispensável nos dias atuais é a proteção contra os raios solares. Maiores causadores de câncer de pele, os raios UV ultrapassam os tecidos comuns e agridem a pele, principalmente das pessoas que precisam se expor ao sol por um tempo prolongado, como no caso de maratonistas e tenistas. Para essas pessoas, os produtos da Fila possuem uma tecnologia especial que bloqueia os raios nocivos do sol por até dez horas de exposição, dependendo da fibra, cor e estrutura.