O total de pessoas com acesso residencial à Internet em novembro de 2007 totalizou 32,1 milhões de indivÃduos com dois anos ou mais. Segundo o relatório do Ibope//NetRatings divulgado nesta sexta-feira, 21/12, o número é 45,5% maior que o do mesmo perÃodo do ano anterior e 6,8% maior que o de outubro. Os internautas residenciais ativos em novembro de 2007 também aumentaram, ficando em 21,5 milhões de indivÃduos, 49,1% mais do que em novembro de 2006 e 8,3% mais que no mês de outubro.
Para todos os ambientes (residência, trabalho, escola, cybercafé, bibliotecas, telecentros etc) o Ibope//NetRatings continua indicando a marca de 39 milhões de pessoas com acesso à Internet, número relativo ao terceiro trimestre de 2007, que inclui pessoas com 16 anos de idade ou mais.
Também continuamos a ser o PaÃs com maior tempo médio de navegação residencial por internauta entre os 10 paÃses monitorados pela Nielsen/Netratings, com 23h04min, 8 minutos menos que em outubro de 2007 e 3 horas e 1 minuto acima do tempo de novembro de 2006. Completam a lista dos cinco paÃses com maior tempo por pessoa no domicÃlio a França (21h14min), os Estados Unidos (19h35min), a Alemanha (18h48min) e o Reino Unido (18h35min).
As categorias com melhor desempenho por número de usuários residenciais em novembro, comparando com outubro, foram: "Comércio Eletrônico", com crescimento de 11,5%, atingindo 11,9 milhões de internautas, "Viagens e Turismo", que cresceu 11,3% e recebeu 5,6 milhões de visitantes únicos, "Telecom e Serviços de Internet", com 8,6% de aumento, com visitas de 19,3 milhões de pessoas, "Entretenimento", que cresceu 8,6% em número de usuários, atingindo 17 milhões de brasileiros, além de "Portais, Buscadores e Comunidades", cujo crescimento no perÃodo atingiu 8,1%, recebendo a visita de 20 milhões de brasileiros. "As duas categorias que mais cresceram no perÃodo são ligadas ao comércio", afirma Alexandre Sanches Magalhães, gerente de análise de mercado do Ibope. "Esse sinal à s vésperas do Natal, principal momento do comércio varejista e à s portas do verão, principal momento do setor de turismo interno, indicam que teremos os maiores nÃveis de uso da internet para transação em todos os tempos. E mais importante, esse novo patamar poderá ser superado nos próximos meses, quando teremos inÃcio das aulas, dias das mães, dos namorados, dos pais. Em resumo, novos recordes virão pela frente, frutos de uma internet dinâmica e em franco crescimento", complementa Magalhães.
Já no perÃodo de um ano, enquanto a internet residencial ativa cresceu 49,1% em número de usuários no perÃodo, algumas categorias cresceram mais: "Viagem e Turismo" (68%), "Casa e Moda" (64%), "NotÃcias e Informação" (55%), "Computadores e Produtos Eletrônicos" (53%) e "Entretenimento" (52,3%).