X
Tecnologia

OS 192 LASERS E A BATERIA DE LAPTOP POR FUSÃO NUCLEAR

Tem gente que, ao olhar para a cara de um laptop, um celular ou qualquer outro aparelho que use bateria, fica com a sensação de que ainda temos um longo caminho a percorrer na questão da geração e transporte de energia. Eu sou uma dessas pessoas, e provavelmente você também é. Mas afinal, que será que está sendo feito a esse respeito nos institutos de pesquisa pelo mundo afora?

Bem, para nossa sorte, enquanto nós mortais nos preocupamos com nossa vidinha mundana aqui nesse cotidiano bem pé no chão, cientistas de ponta estão preocupados com questões tão avançadas que às vezes vale a pena dar uma paradinha para tentar entender um pouco o que passa na cabeça dessa gente absurdamente inteligente. Alguns desses sábios estão justamente quebrando a cuca nessa questão da energia.

Em artigo escrito por Jyllian Kemsley para o informativo da American Chemical Society, é apresentado um dos maiores esforços científico-tecnológicos visando a realizar uma das mais almejadas façanhas energéticas da Humanidade: a energia por fusão nuclear.

Por favor, nada de confusão com fusão [trocadilho intencional]. Não misturemos fusão nuclear com fissão nuclear. Na fusão, dois núcleos atômicos se tornam um só, formando um núcleo mais pesado. E, nesse processo, liberam uma grande quantidade de energia. O desafio é, ao realizar esse feito, conseguir produzir mais energia do que a que foi empregada para disparar a fusão, caso contrário de nada adiantaria. Nos projetos de usinas de energia usando esse processo, o calor gerado seria usado para ferver água, gerando vapor, que moveria turbinas de produção de eletricidade. Aliás, já que tocamos no assunto, eita conceitinho mais manjado e batido esse, não? Desde a locomotiva a vapor continuam sempre batendo na mesma tecla. Mas tudo bem.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Emprego

Provas do Concurso Nacional Unificado terão megaoperação logística

Serão entregues mais de 2 milhões de malotes de provas em 220 cidades. Os Correios também irão fazer a logística reversa dos cartões de resposta das unidades nos estados para o local de correção

Esporte

Rayssa é vice na etapa de Paris do Street League

Brasileira cresce no final da prova e garante pódio

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo