17 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Tecnologia

Pai da world wide web é estrela da Campus Party Brasil

19 JAN 2009 - 10h50min
Terra

Um dos pontos altos da segunda edição da Campus Party Brasil será a presença de Tim Berners-Lee, criador da world wide web, pela primeira vez em evento oficial no País. Considerado um dos 100 gênios vivos do mundo pelo jornal Telegraph, o britânico participará da abertura do evento, no dia 19, e falará sobre a Web Semântica (3.0) em uma palestra no dia 20 às 13h.

View Energy Solar_11

Sir Timothy John Berners-Lee, 53, é o criador da world wide web, plataforma que popularizou a internet fora do meio acadêmico, e de algumas das utilidades mais importantes para o funcionamento da rede, como a linguagem HTML, o protocolo de comunicação para transferência de dados HTTP e o sistema de "endereçamento" URL.


O Terra vai transmitir ao vivo a palestra de Tim Berners-Lee direto da Campus Party, maior evento de inovação tecnológica e entretenimento eletrônico em rede do mundo. A transmissão será feita em português e espanhol para 19 países da América Latina, nesta terça-feira.


Herança de família
O interesse de Berners-Lee pela computação começou cedo, influenciado por seus pais, que eram matemáticos e trabalharam no desenvolvimento do Manchester Mark 1, um dos primeiros computadores criados.


Durante a faculdade de Física, na Universidade de Oxford, Berners-Lee montou seu próprio computador, usando uma televisão antiga e um processador M6800.


A world wide web
Depois de formado, em 1980, trabalhou como consultor de engenharia de software no CERN, o Laboratório Europeu de Física de Partículas, em Genebra. Lá ele começou pesquisas que formaram a base conceitual para o futuro desenvolvimento da web.


O trabalho desenvolvido ao longo de anos resultou, em 1989, em um projeto global que ficaria conhecido como "world wide web", e que tinha como objetivo permitir que as pessoas trabalhassem juntas, compartilhando seus conhecimentos por meio de uma rede de documentos de hipertexto.


Ele desenvolveu o primeiro servidor de web, "httpd", e um navegador de hipertexto. A world wide web entrou no ar em dezembro de 1990 dentro do CERN, e em toda a internet em 1991.


Em 1994, Berners-Lee fundou o World Wide Web Consortium - órgão do qual é diretor - no Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), nos Estados Unidos. O W3C, como também é conhecido, coordena o desenvolvimento da web em todo o mundo, com o objetivo de aproveitar todo o potencial da rede, garantindo sua estabilidade pela constante evolução.


Uma das decisões acatadas pelo W3C é que os padrões da web devem ser baseados em tecnologias livres de direitos autorais, para que possam ser facilmente adotados por todos.


Sir Timothy Berners-Lee
Em reconhecimento à importância de seu trabalho, Tim Berners-Lee foi nomeado em 2004 Cavaleiro da Ordem do Império da rainha Elizabeth II, ganhando o título de Sir.


Atualmente, Berners-Lee se concentra em trabalhar os conceitos de Web Semântica (3.0), uma extensão da world wide web que entenderia o siginificado do conteúdo da rede.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Peão morre após acidente com égua em fazenda

2
Aquidauana

Morre piloto de quadriciclo que caiu de ponte em Piraputanga

3
Policial

Mulher presa no início do mês por tráfico e maus-tratos é servidora pública

4
Aquidauana

Imagens mostram bombeiros socorrendo vítima fatal que caiu de quadriciclo em Piraputanga

Informe Publicitário

Informe

De loja nova, Soffi Cosméticos vai dar um up na sua beleza

Previsão do Tempo

min22 max38

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max38

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

As...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

MUDANÇAS: APLIQUES DO DESTINO!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Tio Sam

Rua Duque de Caxias, 809 Bairro Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Escolas Municipais

Escola Municipal Indígena Francisco Pires

, Distrito de Taunay - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Advocacia

Gustavo Pellicioni

Rua Manoel Antônio Paes de Barros, 415 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4900 / 324
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo