Pela primeira vez as escolas brasileiras respondem eletronicamente ao censo escolar nacional. O sistema Educacenso (Censo da Educação Básica) permite que as escolas enviem informações detalhadas sobre a escola, cada um de seus alunos e de seus professores via Internet.
Segundo MEC, o preenchimento dos dados online é feito diretamente no site do Educacenso. O informante de cada escola deve entrar com a senha de desbloqueio e o código da escola, que foi fornecido por correspondência ou pela secretaria estadual de educação. As instituições têm até o dia 16/09 para preencher os formulários.
Até agosto, cerca de 100 mil escolas já haviam desbloqueado o sistema, mas não necessariamente concluído o lançamento das informações. A expectativa do Inep/MEC (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pelo censo, é que 168 mil escolas acessem o sistema. "Ao final de todo o processo, teremos informações detalhadas sobre cerca de 210 mil escolas", enfatiza Maria Inês Pestana, diretora de Estatística da Educação Básica do Inep.
As escolas dos estados de São Paulo e do Paraná utilizam um procedimento diferente, pois farão migração de dados de sistemas próprios de coleta. Nas escolas em que não há Internet, o preenchimento será feito em formulário de papel e a digitação dos dados no sistema poderá ser feita tanto na secretaria municipal de educação quanto na secretaria estadual ou em delegacias regionais da secretaria estadual, de acordo com a orientação da coordenação do Censo Escolar no estado.
Segundo o Inep, o Censo Escolar coleta anualmente informações sobre a educação básica, abrangendo todas as suas etapas ou níveis (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e modalidades (ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos e educação profissional de nível técnico). Seus dados servem como base para programas do governo como Fundeb (Fundo da Educação Básica), Campanha Nacional do Livro Didático, Programa Nacional de Alimentação Escolar e Programa Nacional de Transporte Escolar.
Educação
A Feira de Tecnologias, Engenharias, e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS) irá ocorrer entre os dias 21 e 23 de outubro
Outubro Rosa
A ação faz parte da programação da campanha Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama
Voltar ao topo