O ministro das Comunicações, Hélio Costa, recebeu do governo do Amazonas, nesta quinta-feira (02/08), proposta de implantação de programa de telemedicina na região. Hélio Costa definirá, nas próximas semanas, qual programa de conectividade à internet melhor se adequa às necessidades da telemedicina.
O ministério já vinha desenvolvendo um programa específico de Telemedicina junto ao Ministério da Saúde para ser implantado no país. Segundo o ministro das Comunicações, Hélio Costa, este progrma visa todas as localidades onde faltam médicos ou hospitais.
No Amazonas, a proposta é conectar, em rede, órgãos do sistema público de saúde para levar o atendimento médico à população do interior do estado e das regiões de fronteira. Hoje, já funciona um programa experimental no município de Silves, a 200 quilômetros de Manaus. A proposta do governo é para estender a conexão aos outros 22 municípios do estado. "Queremos levar estas experiências bem sucedidas com a telemedicina ao Amazonas", disse Roberto D'avila, vice-presidente do Conselho Nacional de Medicina, presente na reunião.
A conexão deverá ser feita por meio do Gesac (Governo eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão), que leva a internet às regiões sem estrutura em banda larga no interior do país. Atualmente, o Gesac está ampliando os atuais 3,4 mil pontos de conexão para 20 mil até o fim de 2008.
Clima
Os termômetros devem registrar temperatura mínima de 23ºC e máxima de 34ºC
Economia
Cerca de 279,5 mil contribuintes receberão R$ 339,63 milhões
Voltar ao topo