A maior feira de robótica do mundo começou nesta quarta-feira em Tóquio com a participação de um elenco de humanóides prontos para ajudar a fazer o serviço doméstico, trabalhar como guias em um museu ou servir de cobaia para dentistas inexperientes.
A Feira Internacional do Robô 2007 (iREX, em inglês) ocorre até sábado sob o lema "Tecnologia Robótica Pioneira do Futuro - Da Indústria até a Vida Diária" e tem a presença de 199 empresas e 66 organizações de todo o mundo.
O evento, que acontece a cada dois anos desde 1973, inclui tanto robótica com fins industriais como máquinas para uso pessoal ou doméstico.
Apesar da precisão, da rapidez e da coordenação dos braços articulados ter disputado a atenção do público interessado na fabricação de produtos em massa, com demonstrações que abrangeram desde a montagem de veÃculos até tarefas de estabelecimento, os robôs do setor de serviços atraÃram o maior número de curiosos.
A estrela do primeiro dia da Feira foi um humanóide com aspecto de mulher cuja principal habilidade era imitar o comportamento de um paciente na maca do dentista.
O protótipo, chamado Simroid, é avaliado em quase US$ 1 milhão (R$ 1,79 milhões) e poderia ser confundido com um ser humano, pois gesticula, se move e reage aos movimentos do dentista.
"O robô é usado como um simulador para práticas de médicos e residentes, com o objetivo final de amenizar a dor do paciente e proporcionar um tratamento mais agradável", afirmou Zenro Sasaki, membro do projeto coordenado pela Universidade de Odontologia de Tóquio.
A companhia está analisando um plano para fabricar o Simroid em larga escala e comercializá-lo em hospitais e universidades.
Uma versão diferente de robô para testes é o bebê My Baby, um boneco inteligente que poderia ser confundido com um brinquedo, mas voltado a ensinar futuros pais sobre como tratar os recém-nascidos.