Um grupo de pesquisadores do Departamento de Arquitetura e Tecnologia da Computação (ATC) da Universidade de Granada (UGR), na Espanha, criou um sistema eletrônico que melhora significativamente a capacidade dos motoristas de dirigir à noite, através de informações extraídas automaticamente do quebra-sol, informou o site Science Daily.
O sistema é de extrema importância, uma vez que cerca de 42% dos acidentes de carro fatais acontecem à noite, de acordo com o Comissão Européia para a Indústria Automobilística, apesar de o período noturno ter 60% menos tráfego comparado ao diurno, também comparou o site EurekAlert.
Os pesquisadores da UGR desenvolveram um microchip que, quando instalado no carro, torna mais fácil a extração de informação de câmeras para fatores envolvidos na direção (curvas, pedestres, carros, etc.) que podem aparecer pelo caminho. Ou seja, o sistema é capaz de informar os motoristas por meios visuais, acústicos e por outros sinais sobre os obstáculos que aparecerem em seu caminho, fazendo com que os automóveis inteligentes fiquem ainda mais sofisticados.
O sistema criado pelo grupo usa duas câmeras infravermelhas colocadas no carro que gravam o cenário até mesmo além do que é captado pela iluminação convencional dos faróis, extraindo informações levando em conta fatores como movimento, profundidade e intensidade de cor.
Além de usar essa informação básica para detectar objetos, pedestres e curvas, o sistema desenvolvido pelos pesquisadores espanhóis gera dados a partir da profundidade da cena em tempo real, codificando a distância de qualquer objeto ¿ cores quentes para objetos mais próximos (quanto mais vermelho, mais perigoso) e cores frias para objetos distantes (azuladas e mais seguras). O novo sistema também processa movimentos em tempo real, indicando a direção tomada pelo objeto captado e todas as mudanças ocorridas conforme a movimentação do veículo.
Os pesquisadores espanhóis fazem parte do projeto europeu chamado DRIVSCO, que conta com participantes de várias partes do mundo que trabalham com visão e aplicações em tempo real para a indústria automobilística.
Serviços
Medida segue regras de acesso ao programa, explica governo
Geral
Em fevereiro estão previstos oito julgamentos
Voltar ao topo