14 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Tecnologia

Software livre não é decisão ideológica, diz diretor da Sun

19 ABR 2008 - 14h24min
reuters

Para a Sun Microsystems, uma das primeiras grandes companhias de tecnologia a apoiar a abertura dos códigos-fonte de software à comunidade de desenvolvedores, será muito difícil uma empresa de tecnologia sobreviver no modelo antigo de negócios, baseado em sistemas fechados e pagamento de royalties.

Campanha Atlântico Super Center - Segunda-feira_(14 de Junho)_02

Luiz Fernando Maluf, diretor sênior de estratégias para governo da Sun nas Américas, afirma que "algumas pessoas acham que a opção pelos sistemas abertos é ideológica; estão completamente enganados: é um modelo de negócios, matemático".


"O que algumas pessoas não percebem é que existem dois modelos de negócios na área de tecnologia neste momento", afirmou à Reuters durante o 9o. Fórum Internacional de Software Livre.


No caso do processo tradicional, baseado em registro de patentes, "a maior restrição é a velocidade de inovação", opinou.


O outro modelo envolve o que ele classifica como "economia de rede", onde todo o conhecimento é compartilhado em uma rede de pesquisadores para que uma empresa tenha acesso a inovações que sozinha não teria condições de fazer.


Ele citou o caso da tecnologia Java, criada nas dependências da Sun e que conta hoje com algo como 30 milhões de desenvolvedores.


"Esse grupo gera inovação com uma velocidade enorme", afirmou Maluf. Além disso, por se tratar de um contingente tão grande, é possível envolver pessoas não tão especializadas, o que reduz o custo do desenvolvimento e acelera a chegada de cada novo produto ao mercado, explicou.


"Tempo de acesso ao mercado é algo vital em tempos de economia digital", afirmou o executivo à Reuters. No caso do sistema operacional Solaris, criado pela Sun, desde que ela decidiu abrir seus códigos-fonte para a comunidade, o ciclo de desenvolvimento caiu de seis meses para 37 dias.


"Os dois modelos são antagônicos na era da economia digital", reiterou. No caso do processo tradicional, ele afirma que a receita só dura o tempo do registro de propriedade intelectual.


Para ele, "vai ser muito difícil uma empresa de tecnologia sobreviver no modelo fechado". O reflexo pode ser visto, inclusive, na cotação das ações, acredita ele. "Os acionistas costumam se basear em tendências", disse.


Ele citou o caso do Google como um exemplo da rapidez com que uma companhia pode se beneficiar da escolha pelo modelo aberto. "Quem era essa empresa três anos atrás?".


Questionado se, então, a Microsoft tinha sua sobrevivência em risco por conta da decisão de manter seus principais sistemas fechados, o executivo afirmou que não há alternativa.


"Duvido que a Microsoft mantenha a competitividade com o atual modelo", ressaltou.


Além da Sun, que começou a dar apoio aos softwares livres em 1981, empresas como IBM, Oracle e SAP hoje também dão suporte ao modelo aberto.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Morre Clodoaldo Rodrigues Lima, vítima de Covid-19

2
Geral

Morre de Covid-19, o servidor da prefeitura, Nivaldo Gabriel Rosa, o Torrão 

3
Geral

Aposta de Mato Grosso do Sul acerta a quina e ganha R$ 130 mil

4
Saúde

Com 43 municípios em risco extremo, hoje começa a valer nova classificação do Prosseguir

Informe Publicitário

Informe

Selenita Semijoias tem o presente perfeito e sorteio de Dia dos Namorados

Previsão do Tempo

min16 max30

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min16 max30

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,05m
Miranda
1,88m
Paraguai
1,49m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Em...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

PARTE XIII: AUTOESTIMA FEMININA: FORTIFICÁ-LA!

Rosildo Barcellos

A Retomada de Corumbá

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Auto Elétrica/Oficinas

Auto eletrica Cruzeiro

Manoel Antonio Paes de Barros, 790 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3228
Camping

Camping Três Marias

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 9995-3725
Distribuidoras de Gás

Liquigás - Lig Gás

Rua Oscar Trindade de Barros, s/n Santa Terezinha - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2323
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo