Em vez de enviar e-mails com imagens, os spammers agora remetem mensagens com arquivos PDF anexos. Saiba por quê.
No início deste ano, os spams com imagens correspondiam a 60% do total. Em junho último, esse número já havia despencado para apenas 15%. Em compensação, as mensagens não solicitadas com arquivos PDF anexos cresceram do nada para cerca de um terço de todo o spam. Symantec e McAfee indicam números menores, entre 2% e 7%.
De todo modo, se você presta atenção para as mensagens que chegam à sua caixa postal, deve ter notado a diferença. Por que os spammers mudaram de tática? A causa, segundo a MessageLabs, decorre do aperfeiçoamento dos esquemas de proteção usados pelas empresas. Os dispositivos anti-spam barram severamente os e-mails contendo imagens. Então, os spammers buscaram outras formas de furar esse bloqueio.
Para os spammers, como parece mais "corporativo", o PDF torna mais provável que a mensagem passe pelos filtros e chegue até o usuário -- que é o objetivo final. Observa-se também que eles usam PDFs com aspecto profissional. Resta apenas uma dúvida: mesmo chegando ao usuário, é possível que ele não abra o anúncio para ler o anúncio. Esse detalhe pode matar a tendência do spam com PDF.
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